terça-feira, 15 de março de 2011

Prefeitura inaugura laboratórios no Parque Paleontológico


A Prefeitura de Itaboraí, em convênio firmado com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Petrobras, inaugura, na próxima sexta-feira (18/03), os laboratórios de estudo do Parque Paleontológico de São José. O convênio firmado entre as instituições promete trazer um grande benefício não só para a ciência, mas para a geração de empregos na área de ecoturismo da cidade.

Serão inaugurados três laboratórios para estudos diversos, como paleontologia, geologia, arqueologia e análise de amostras. Além dos laboratórios, será inaugurado também um galpão para ser utilizado como anfiteatro, podendo assim reunir escolas para exibição de filmes, entre outros benefícios. Além dos laboratórios, o Parque Paleontológico de São José conta, ainda, com um pequeno museu e uma biblioteca.

O Parque foi criado através da lei municipal de 1995, e ocupa a área que antes pertencia à Companhia Mauá de Cimento. Ele abriga a bacia calcária de São José de Itaboraí, única do gênero no Estado do Rio de Janeiro com presença de fósseis, principalmente mamíferos primitivos, répteis, aves e sementes, surgidos após a extinção dos dinossauros (há cerca de 70 milhões de anos).

Ali, há registros de rochas que variam de 70 a 65 milhões de anos até depósitos mais recentes relacionados ao homem pré-histórico. Sua importância é tanta que ela vem sendo estudada por pesquisadores nacionais e estrangeiros. Às margens da bacia, podem ser encontrados fósseis do período Paleoceno de Itaboraí, relacionados aos existentes na Patagônia e sem outros representantes nas Américas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Adelmo Santos, a administração do Parque Paleontológico caberá à Uerj. “A nossa ideia é que se faça ali uma área de exposição e que todos tenham livre acesso, e que os laboratórios sejam visitados com prévia programação. Porém, em nosso convênio ficou decidido que a Uerj cuidaria da administração, pois seria muita responsabilidade nossa estabelecer como se utilizam todos esses aparelhos que serão instalados, pois são aparelhos de precisão. Eles são profissionais e têm conhecimento técnico no assunto para prestar esclarecimentos”, disse.