segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeitura apresenta novas instalações do Parque Paleontológico

No Dia do Paleontólogo, comemorado na última sexta-feira (18/03), a Prefeitura de Itaboraí, em convênio firmado com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Petrobras, inaugurou as novas instalações do Parque Paleontológico de São José.

Na ocasião, foram apresentados os três novos laboratórios de estudos de paleontologia, geologia e arqueologia, além de um galpão para ser utilizado como anfiteatro. A parceria entre as instituições promete trazer um grande benefício não só para a ciência, mas para a geração de empregos na área de ecoturismo da cidade.

O Parque Paleontológico abriga a bacia calcária de São José de Itaboraí, única do gênero no Estado com a presença de fósseis, principalmente mamíferos primitivos, répteis, aves e sementes, surgidos após a extinção dos dinossauros, há cerca de 70 milhões de anos. Além disso, em seu pequeno museu, encontra-se a réplica de uma preguiça gigante, inspirada em um fóssil encontrado na bacia calcária.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Adelmo Santos, revelou que um novo convênio acordado com a Uerj levará pesquisadores da universidade a retomar as explorações no parque. “Fechamos um convênio para que as escavações voltem a ser feitas na bacia calcária, em busca de novos fósseis”, declarou.

Sempre à frente de incentivos para a revitalização do parque, a professora Maria Antonieta, pesquisadora desde a década de 70, ressalta a importância do local. “O parque não é importante só para a comunidade científica, mas para toda a população. É necessário valorizar nosso patrimônio”, disse.

O evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, contou com a presença do vice-prefeito de Itaboraí, Rafael Vitorino; do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Adelmo Santos; da secretária de Educação Rosana Rosa, da professora Maria Antonieta; do coordenador de paleontologia da Petrobras, Oscar Junior; do presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Roberto Yamuzi, entre outras autoridades; além de alunos da Uerj e da rede municipal de Itaboraí.