quinta-feira, 31 de março de 2011

Saúde encerra mês da mulher com palestra e serviços de beleza

Para encerrar o mês da mulher, a Prefeitura Municipal de Itaboraí, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, promoveu nesta quarta-feira, 30, uma tarde de saúde e beleza voltada a elas. O evento aconteceu no Posto de Saúde da Família do bairro Ampliação II e teve como objetivo sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, além de levar orientação, informação e bem-estar para todas que compareceram à unidade.

A programação contou com uma palestra do médico de família, Dr. Paulo Cezar da Silva Rodrigues, que apresentou informações sobre câncer do colo do útero e da mama, com exposição de objetos e imagens para esclarecimentos sobre métodos contraceptivos, exame preventivo (incluindo o auto-exame das mamas), doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar.

De acordo com a coordenadora do programa, Janete Alves, o objetivo foi alertar mulheres que nunca fizeram o exame ou estão há mais de dois anos sem fazer. “Queremos incentivar todas as mulheres, principalmente as sexualmente ativas na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade, a realizar gratuitamente exame preventivo e das mamas. O PSF tem o dever de promover a saúde, que engloba não só consulta médica, mas também orientação para população e esclarecimento de dúvidas”, afirmou.

Logo após a palestra, profissionais da Escola de Beleza Juçara Martins entraram em ação para levar serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure às cerca de 50 mulheres que participaram do evento. A aposentada Maria Aparecida Honório dos Santos, de 76 anos, aproveitou a oportunidade para cuidar do cabelo e fazer as unhas. “Faço o exame preventivo uma vez por ano e nunca tive problema. É sempre bom assistir a estas palestras para aprender mais e passar para nossas filhas, netas e amigas, além de ficar mais bonita sem gastar nada”, comemorou.