quarta-feira, 16 de março de 2011

Programa de Nutrição capacita para o SISVAN WEB

Para atender as novas determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil iniciou nesta terça-feira, 15/03, uma capacitação de antropometria e vigilância alimentar e nutricional (SISVAN WEB), a ser oferecida aos agentes comunitários de saúde, recepcionistas, auxiliares de enfermagem e enfermeiros das unidades básicas e Unidades de Saúde da Família do município. A capacitação irá até o dia 05 de abril.

No primeiro dia foram selecionadas equipes de Itambi, Visconde, Ampliação I, Sambaetiba, Vila Rica e do Posto Prefeito Milton Rodrigues da Rocha. A palestra foi conduzida pela coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, Rosa Henriques, auxiliada pela nutricionista Marcelle Aguiar.

“Hoje a pesagem e medição das crianças é feita por demanda espontânea, levando em consideração a idade e o estado nutricional. A partir de agora vamos iniciar um procedimento de caráter mais individual, realizando vigilância nutricional em todos os ciclos de vida,” disse Rosa, lembrando ainda que o programa cadastrará nao apenas as crianças, mas todos, independentemente da faixa etária.

Entenda o SISVAN WEB

O SISVAN WEB é o novo programa informatizado do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional para registro de informações do estado nutricional e consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Seus objetivos são alertar para o perigo de uma má alimentação, identificar situações de risco e garantir atendimento diferencial a esses usuários.