segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sérgio Soares recebe Deputado Estadual para resolver os problemas de divisas entre Itaboraí e São Gonçalo
















Com intenção de rediscutir os limites entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí e encontrar uma solução para os problemas que tem gerado a incerteza de suas divisas, o deputado Estadual Rodrigo Neves e o prefeito de Itaboraí Sérgio Soares se reuniram na manhã de hoje. O encontro realizado, às 9 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, contou também com a presença do vereador responsável pelo assunto Niodir Salles, o procurador da prefeitura Dr. Paulo André Toledo e Assessores técnicos da Alerj que ficarão responsáveis por esse assunto.

Sérgio que solicitou ao deputado esse encontro, abriu a reunião falando do problema e se mostrou muito surpreso e preocupado com essa não definição de limites que envolvem os bairros de Apolo III, Marambaia II e parte do Gebara II:

“Minha preocupação é que a população não fique ao relento, pois hoje eles não sabem, por exemplo, onde resolver assuntos de caráter municipal, como ir a delegacia responsável por sua área. Essa população precisa ter mais tranqüilidade”, disse.

Segundo Rodrigo Neves a última lei que verificaram essas divisas foi de 1943, nessa época as áreas eram fazendas e não tinham os problemas de urbanização que apresentam hoje. O deputado ressaltou ainda, que sabe da atuação de Sérgio na Alerj e por isso, colocou o pedido dele como prioridade.

“Hoje precisamos rever esse assunto antropologicamente e socialmente, por isso já abri um canal de diálogo com o governador Sérgio Cabral e estou tomando esse assunto como prioridade,”, afirmou.

Não só como vereador, mas também como morador, Niodir Salles ressatou a importância de resolver esse problema o mais rápido possível. Segundo ele, a população está apreensiva e insegura, já a não definição dessas áreas podem gerar um abandono desses moradores.

Os assessores técnicos da Alerj que ficarão responsáveis por esse assunto, afirmaram que pelo IBGE, essa área é de São Gonçalo e para demarcá-la como sendo de Itaboraí é preciso estudar uma viabilidade municipal. É necessário também fazer um relatório conciso, pois deverá ser feito uma mudança na lei.

Para fechar as decisões Rodrigo Neves, declarou que estará realizando uma audiência pública na comunidade para escutar a população e pediu a Câmara de Vereadores de Itaboraí um documento oficial explicando a necessidade da troca de divisas.

No fim da reunião, as autoridades receberam os presidentes de associações de moradores, apresentaram as pessoas evolvidas para resolver a remarcação das divisas e explicaram como será o procedimento. Os moradores puderam também expor suas opiniões e expectativas.