quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Prefeito discute divisas junto a população











O Prefeito Sérgio Soares, participou no último sábado, 01/08, da Assembléia das comunidades de Apollo III e Marambaia. Nas últimas semanas as comunidades têm se reunido para discutir as delimitações interdistritais e os perímetros urbanos referentes aos municípios de São Gonçalo e Itaboraí. A Prefeitura montou uma comissão especial para criar meios e respectivas emendas que corrijam seus limites intermunicipais a fim de evitar mais prejuízos dos 16 loteamentos envolvidos. Hoje, a população da área não tem estabelecido um real domicílio, gerando incertezas e consequentes prejuízos decorrentes a área de competência das municipalidades. A mobilização visa ainda, a execução de leis e ações necessárias para evitar o endividamento fiscal dos cidadãos de Itaboraí.

“Exigimos uma correta aferição de nossas divisas. A população não pode continuar nessa indecisão. Quero realizar uma retificação dos limites entre Itaboraí e São Gonçalo para poder investir mais nessas áreas, por isso, nós criamos a comissão para saber qual a conduta deve ser tomada para resolver esse caso”, disse Sérgio Soares.

Para que façam parte do município de Itaboraí, as comunidades se organizaram e criaram um abaixo assinado, que está com mais de três mil assinaturas recolhidas. Também está sendo organizado um comício para o próximo dia 22/08 e uma passeata 23/08,quando será fixada pela população uma placa do Limite Cidadão, indicando os limites das cidades de Itaboraí e São Gonçalo.

Nos últimos anos, essas comunidades têm recebido obras e programas do governo de Itaboraí. Ao todo, foram 1.285 pontos de iluminação pública, 3.000 famílias assistidas pelos PSFs, 572 Bolsa Família, 170 toneladas de lixo/ mês recolhidos e quase 5.000 crianças matriculadas na rede pública de Itaboraí. A Prefeitura informa ainda que pavimentou 90% das ruas entre a BR-101 e RJ-104, arrumou as calçadas, passou a tratar o esgoto do local e realizou a rede de dragagem pluvial.

A Prefeitura lamenta ainda a perda de dois grandes empreendimentos como consequência da má delimitação interdistrital, como uma quadra poliesportiva e uma escola pública.