segunda-feira, 24 de agosto de 2009

OMS reconhece programa de combate a Tuberculose de Itaboraí como referência mundial
















O município de Itaboraí recebe nessa terça-feira, 25 de agosto, a visita da equipe de Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A presença dos órgãos, que avaliam a qualidade de atenção a saúde, se deve por Itaboraí apresentar um modelo de atenção a tuberculose diferenciado e por mostrar resultados satisfatórios no cenário nacional.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o programa de combate à tuberculose implantado levou à redução do índice de abandono do tratamento de 30% para 4% e ao aumento do índice de cura de 60% para 88%, nos últimos cinco anos.Em visita ao município durante todo o dia, as equipes além de participar de reuniões, onde o programa será apresentado, também vão conhecer uma das Unidades Básicas de Saúde da Família, onde vão presenciar a ação conhecida como 'Estratégia Dotes', quando ao ser constatada a doença, um agente de saúde visita o paciente em sua própria casa e lhe dá uma dose do medicamente que deve ser tomada na presença do agente.

Os órgãos tem como objetivo conhecer as estratégias e o modelo de tratamento implantado em Itaboraí e levá-lo para outros países.