quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conferência do Idoso de Itaboraí elege delegados e propostas para a etapa Estadual














A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí realizou durante toda a quarta-feira, 26 de agosto, a Iª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Rotary Clube. Com um público estimado em mais de 250 pessoas, o encontro discutiu a situação preconceituosa e a falta de atenção ao idoso e elaborou estratégias para a implementação da rede de proteção e defesa da pessoa idosa no município.

“Hoje estamos aqui reunidos em prol de um só objetivo. Queremos propor mudanças no que diz respeito aos conceitos ligados a pessoa idosa. Esse é um momento muito especial e marcante para a história de Itaboraí. Os idosos precisam de dignidade, inclusão, reconhecimento e respeito acima de tudo”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marins Soares, lembrando ainda que Itaboraí beneficia mais de dois mil idosos com o Projeto Conviver com Idoso. Nele, os idosos encontram gratuitamente fortalecimento pessoal por meio de atividades físicas, esportivas, culturais e educativas.

Prova de tamanha auto-estima que o projeto proporciona a essas pessoas, foi a apresentação de uma dança indiana, com dançarinas da terceira idade pra lá de animadas.

“No projeto eu encontrei uma nova forma de viver a vida. Agora tenho mais alegria e pratico até esporte”, comentou Maria da Graça Melo, 73 anos.
Também presente ao evento, o Prefeito Sérgio Soares projetou novos projetos.
“Como seria bom se tivéssemos uma cidade projetada especialmente para essas pessoas que já passaram da juventude e que hoje, estão mais experientes, e em Itaboraí posso até dizer mais felizes. Estamos aqui realizando essa conferência para deixar em lei os direitos para vocês porque em lei, ninguém mais vai poder mexer”, exaltou Soares.

A Iª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa seguiu com a divisão dos grupos de trabalho por eixos temáticos, com participação de facilitadores indicados pelo Conselho Municipal, apresentação das propostas dos grupos de trabalho levantadas, escolha de delegados, entrega da avaliação dos trabalhos e certificados.