terça-feira, 25 de agosto de 2009

OMS e OPAS conhecem pessoalmente o programa de controle a Tuberculose de Itaboraí
















O município de Itaboraí recebeu na manhã de hoje, no salão nobre da prefeitura, a visita da equipe de Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que vieram conhecer de mais perto o programa municipal de combate a tuberculose. Com o comparecimento do prefeito Sérgio Soares, da secretária de Saúde Simone Pires e dos coordenadores dos programas de saúde do município, foi apresentado o Programa Saúde da Família e o projeto de contenção do número de pacientes de tuberculose HIV positivos do município.

Os órgãos vieram avaliar a qualidade de atenção a saúde em relação ao tratamento da tuberculose em Itaboraí e buscar informações para poder utilizá-lo também em outros países, já que ele é reconhecido como modelo nacional. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o programa levou à redução do índice de abandono do tratamento de 30% para 4% e ao aumento do índice de cura de 62% para 88%, nos últimos cinco anos.

A Dr. Denise Freitas que está na coordenação do programa desde 2002, apresentou os procedimentos e números alcançados nesse anos. Segundo ela, a descentralização do projeto, que anteriormente só era realizado no Centro de tratamento a tuberculose, para também ser realizado nos PSFs, foi fundamental para o sucesso do projeto, que conta ainda com a distribuição de sextas básicas para os pacientes atendidos.
“Vimos que não adiantava dar remédios para os pacientes se eles não tinham nem comida em casa, o índice de tuberculose é bem maior em pacientes muito pobres, então lutamos e conseguimos o advento das cestas básicas, afirmou Denise.

Ainda segundo a coordenadora, outro advento importante para o programa foi a implementação da estratégia da Dose Oral Supervionada - DOTS, que consiste em ver a tomada do remédio pelo paciente toda vez que ele vai buscar a medicação, uma vez por mês.

O representante da Organização Pan Americana de Saúde, Dr. Rodolfo Rodrigues, elogiou bastante o trabalho e afirmou que ficou bastante entusiasmado com tantos resultados positivos. Ele ressaltou que o principal objetivo da visita era conhecer mais profundamente como é realizado o trabalho para poder expandi-lo para outros locais e países.

O prefeito também se sentiu bastante orgulhoso com o projeto e falou da importância de um projeto como esse para o município.
“Eu como médico sei da importância da saúde e fico muito feliz com programas como esse. Quero parabenizar a equipe que hoje está chefiando essa área e também desejo que esse trabalho seja referência de determinação para toda a prefeitura,” afirmou Sérgio Soares.

Após a reunião, as equipes se dividiram em duas e visitaram o Centro de tratamento da Tuberculose e a Unidade Básica de Saúde da Família de Vila Brasil para ver o dia a dia desses centros.