terça-feira, 4 de agosto de 2009

Itaboraí comemora o dia de combate a tuberculose com campanha















Em comemoração ao Dia Estadual de combate a Tuberculose, no próximo dia 6, a secretaria municipal de Saúde de Itaboraí estará promovendo a campanha “Não a Tuberculose”. O evento vai durar todo o dia e será realizado através de alguns postos dos PSFs (Programa de Saúde da família).

Equipes de agentes de saúde estarão panfletando nas comunidades e recolhendo material para verificação da doença. Caso alguma pessoa não tenha sido abordada pela equipe e queria verificar se tem tuberculose, também pode comparecer aos postos, procurar o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia ou o Hospital Estadual Desembargador João Baptista Caffaro, em Manilha.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a tuberculose tem cura e o tratamento é realizado durante 6 meses. Hoje o índice de cura total é de cerca de 85% na cidade. Esse resultado é conseguido também graças aos projetos de incentivo e acompanhamento direcionado que é realizado por equipes do PSF (Programa de Saúde da Família).
Os pacientes são identificados com a doença são encaminhados para o tratamento é que é realizado Centro de Tratamento da Tuberculose, na Secretaria de Saúde.

No projeto de incentivo, o paciente, que comparecer pontualmente às consultas mensais e for semanalmente buscar seus medicamentos durante os seis meses de tratamento, o tempo de duração para a cura, tem direito a uma cesta básica mensal. Para a total recuperação o tratamento não pode ser abandonado.

Os remédio são distribuídos toda semana e o paciente deve fazer uma consulta de revisão uma vez por mês. Caso o paciente não compareça no período de duas semanas, equipes de saúde vão até a casa do doente verificar o porquê da interrupção do tratamento.

Os sintomas da Tuberculose incluem tosse persistente, falta de ar, perda de peso e dor no peito. Se não for tratada pode se espalhar para os nódulos linfáticos, a espinha e os ossos, levando à morte. Os exames também são estendidos aos familiares que residem com a pessoa infectada.