segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Autoridades se reúnem para discutir paralisação das obras do Comperj


Na manhã de hoje, a Prefeitura de Itaboraí foi sede do encontro entre os prefeitos e representantes do Conleste, o presidente do Comperj, Nilo Vieira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comperj Manoel Vaz e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno.

A reunião teve o objetivo de estabelecer um diálogo com a Petrobras sobre a paralisação temporária das obras de terraplanagem da refinaria e instituir reuniões periódicas a cada 15 dias para realizar um acompanhamento mais próximo dos trabalhos.

Nilo Vieira se mostrou bastante solícito e falou que por ser o maior investimento da Petrobrás deve-se ter uma maior integração;

“Sei que reuniões como essas são muito importantes e eu quero que tenha outras sim”,afirmou.

Sérgio Soares aproveitou a oportunidade e além de mostrar a satisfação por receber o Comperj, também ressaltou a importância de promover um canal de diálogo sobre a refinaria e de ter apoio do Governo do Estado.

“Estou muito satisfeito com a vinda do Comperj e estamos a disposição de todos vocês para que possamos abrir um canal de diálogo sobre esse grande investimento. A nosso deputado peço que crie um canal de aproximação com o governo do Estado para poder beneficiar a nossa população’, declarou Sérgio Soares.

Responsável pela organização do encontro, Rodrigo Neves agradeceu a presença do Júlio Bueno e falou do susto que foi a paralisação das obras para a região metropolitana. O deputado ressaltou ainda a importância de um empreendimento com esse e pediu da Petrobras um esclarecimento sobre a paralisação.

Com a intenção de manter os empregos, Manoel Vaz, presidente do sindicato dos trabalhadores do Comperj, destacou que o que mais o preocupa é manutenção dos empregos. E que com a volta dos trabalhos de terraplanagem, no dia de hoje, e assim a suspensão do aviso prévio dos trabalhadores, ele já observa que as demissões é a rotatividade normal do setor.

Tentando dar um maior esclarecimento do ocorrido, Nilo Vieira, falou que os dias de paralisação por causa das chuvas excederam os limites esperados e que nem a Petrobrás nem o Conleste têm a intenção de adiar as obras.

“Estamos nos esforçando muito para recuperar o tempo perdido, mas também temos um processo de negociação, pois isso, paralisações como essas fazem parte do trabalho. O problema é que as coisas correm em paralelo, mas garanto que iremos concluir as obras para dezembro de 2012”, disse.

No fim da reunião o secretário Júlio Bueno, declarou que irá se reunir com o Tribunal de Contas da União, um dos responsáveis pela suspensão temporária das obras para conversar e entender melhor o problema ocorrido e buscar soluções.
“Minha sugestão e que façamos uma carta para que eles nos recebam bem lá e que tenhamos um acompanhamento quinzenal dos trabalhos.”, disse.

No fim da reunião ficou acertado que será marcado um dia para visitar o canteiro de obras e que será produzido um plano diretor do Conleste, que irá promover a melhoria da região.