terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curso gratuito de informática tem inscrições prorrogadas

Os interessados, com idade superior a 15 anos e Ensino Fundamental completo, devem comparecer ao Centro de Capacitação, na Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, sala 2, Centro de Itaboraí, das 9h às 17h.

Os documentos necessários são identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Caso o aluno seja menor de idade, deverá, obrigatoriamente, estar acompanhado do responsável.

Os alunos inscritos no curso, devem retornar ao Centro de Capacitação, no dia 10 de dezembro para confirmar a data de início das aulas.
Mais informações: 3639-2069, ramal 324.

Itaboraí realiza exame preventivo de graça nos PSF´s

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Mulher, promoverá um dia de mobilização para prevenção do câncer do colo do útero. Nesta quarta-feira, dia 01/12, das 8h às 17h, os Postos de Saúde da Família estarão incentivando mulheres sexualmente ativas, principalmente na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade, para realizar gratuitamente exames preventivo e das mamas.

De acordo com a coordenadora do programa, Janete Alves, o objetivo é buscar mulheres que nunca fizeram o exame ou estão há mais de dois anos sem fazer. “Servirá também para rastrear nesta população casos de lesões pré-cancerígenas. Além disso, neste dia em que se celebra a luta contra a AIDS, queremos sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis”, alerta.

Segundo a ginecologista e obstetra Valéria Chamusca, médica que trabalha para o Programa Saúde da Mulher, o exame preventivo ou Papanicolaou é simples, rápido (dura cerca de 10 minutos), sem dor e o material é colhido por profissionais capacitados no próprio posto de saúde. Para garantir a eficácia do resultado, a mulher deve evitar relações sexuais nas últimas 72 horas e também não pode estar menstruada.

“Nossa meta é realizar, pelo menos, 20 exames em cada posto, totalizando 680 coletas só neste dia. Inicialmente, um preventivo deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o Papanicolaou pode passar a ser feito a cada três anos. O câncer de colo de útero demora, em média, 10 anos para invadir o organismo feminino. Portanto, quanto mais cedo descobrirmos a doença, mas fácil o tratamento e a cura”, explica. Mais informações no telefone 3639-1852.


Saiba Mais:


O exame preventivo ou Papanicolaou consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice). Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo através de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical.

Itaboraí comemora Dia Nacional do Samba

Exposição, música e teatro estão incluídos na programação especial de Itaboraí em comemoração ao Dia Nacional do Samba, nesta quinta-feira (02/11). De acordo com o Diretor de Patrimônio Imaterial da FAC, Allan Motta, o evento é muito especial por reconhecer artistas do gênero musical, que é tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, será aberta a exposição “Nos Passos de Noel”, uma homenagem ao centenário do sambista Noel Rosa. A mostra , uma parceria entre a Fundação de Arte e Cultura de Itaboraí e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), acontece até o dia 31/01/2011 e reúne fotografias inspiradas nas obras de um dos maiores compositores da história da música popular brasileira. “Nos Passos de Noel” poderá ser vista de segunda à sexta-feira , das 09 às 17h. A entrada é gratuita.

Em um palco montado próximo à Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, se apresentam grandes nomes do samba, como Monarco da Portela e Renato Milagres (compositor e sobrinho de Zeca Pagodinho). A abertura dos shows fica a cargo do Grupo Tá Nem Aí (diretamente da Lapa). Haverá ainda a apresentação da Orquestra de Berimbau do Grupo Elo Capoeira e o espetáculo “Um Bar Chamado Noel”, com direção de Zeca Palácio. As apresentações são gratuitas e têm início às 16h. O ponto máximo da festa, será a entrega do Troféu Sérgio Soares, uma homenagem às personalidades que fazem parte da história do samba de Itaboraí.

Catadores de caranguejo recebem terceira parcela do defeso

Catadores de caranguejo de Itambi receberam na manhã desta terça-feira (30/11), a terceira e última parcela do pagamento realizado nos meses do defeso. O dinheiro foi entregue pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira, para 54 famílias que vivem exclusivamente da cata no período em que a pesca do crustáceo é proibida. A partir de amanhã, a pesca do crustáceo já estará permitida.

Neste último mês, a cesta básica entregue às famílias ganhou itens especiais. Panetone, frango e doces para completar a ceia de Natal.

“A terceira parcela foi implantada a pedido dos catadores. Procurei o prefeito e fui em busca do benefício para essa população tão sofrida e necessitada”, frisou Renato Ferreira.
O defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da pesca nos meses de setembro, outubro e novembro.

“Há 50 anos cato neste mangue, ele é minha vida e também a de minha família. Nós que tiramos o sustento dele sabemos o quanto é importante respeitar a natureza e deixar que ela se reproduza nessa época em que temos que nos tornar fiscais. Ficamos de olho para que pessoas de fora venham pra cá catar o caranguejo e acabar com nosso sustento”, explicou Silas Rosa, 65 anos.

O que a mídia fala da gente hoje

Para visualização, clicar sobre a imagem







segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O clima esquenta na fase decisiva do Municipal de Futebol Adulto

Jogos muito disputados marcaram as quartas de final que aconteceram neste domingo (28/11) no Campeonato Municipal de Futebol Adulto. Nesta fase de “mata-mata” a competição fica ainda mais intensa, porque agora quem perder está eliminado.

O grande público presente aos estádios Alzirão e Portuense viram se confirmar, mais uma vez, o favoritismo das equipes que já vinham em melhor campanha desde a primeira fase do campeonato.
No primeiro confronto da rodada, o Esperança derrotou o Portuense por 1 a 0, garantindo a primeira vaga da semifinal. Já a segunda vaga ficou com o Citrus, que goleou o Nova Cidade por 3 a 0. Nos jogos da tarde, o grupo da semifinal foi fechado com as vitórias de Ferroviário, que derrotou o atual campeão municipal São José, por 2 a 1, e do Itambi, que venceu o Estrelinha por 1 a 0.

As semifinais serão disputadas no próximo domingo (05/12). O primeiro confronto acontece às 14h entre Itambi e Esperança. Às 16h o Ferroviário encara o Citrus. As duas partidas acontecerão no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão. O Campeonato Municipal de Futebol Adulto é parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com a Liga Desportiva de Itaboraí. A tabela completa e os resultados podem ser conferidos no site www.ligaitaborai.com.

Municipal Sub-15 entra na reta final

Não é só no Campeonato Adulto que o clima de decisão está esquentando a disputa. Os meninos do Campeonato Municipal Sub-15 estão mostrando que em matéria de fortes emoções eles também são gente grande.

As quartas de final do campeonato, disputadas no último sábado (27/11), foi marcada por jogos emocionantes. E como aconteceu no Campeonato Adulto, os clubes que vinham em melhor campanha desde a primeira fase confirmaram o favoritismo nesta fase final de competições.
A primeira vaga da semifinal foi conquistada pelo Esc. Sr. Moacir, que venceu o Ferroviário por 1 a 0. Já no segundo jogo do dia, o Teimosinho, mesmo com o mando de jogo, não conseguiu segurar a equipe do Jhon Wesley, e acabou sendo derrotado por 1 a 0. Outro que não aproveitou a vantagem do mando de jogo foi o time do Gol da Vida, que perdeu para o Renascença por 1 a 0. A última vaga da semifinal ficou com o Planalto, que derrotou o Manilhense por 2 a 1.

A fase semifinal do Campeonato Municipal Sub-15 acontece no próximo sábado (04/12). No primeiro confronto, às 09:30h, o Esc. Sr. Moacir enfrenta o Renascença. Já às 11h, o Planalto joga contra o Jhon Wesley. Os jogos serão disputados em Visconde. O Campeonato Municipal Sub-15 é parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com a Liga Desportiva de Itaboraí. A tabela completa e os resultados podem ser conferidos no site www.ligaitaborai.com.

O que a mídia fala da gente hoje

Para visualização, clique sobre a imagem




Prefeitura realiza amanhã campanha contra tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Kock, que afeta os pulmões e outros órgãos. Os sintomas mais comuns são tosse persistente por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa, falta de apetite e emagrecimento acentuado. Para alertar a população sobre estes sinais, a Secretaria de Saúde de Itaboraí vai realizar campanha contra a doença na próxima terça-feira, dia 30/11, das 9h ao meio-dia.

Profissionais de saúde estarão realizando palestras, teatro e dinâmica de grupo, além de distribuir material educativo e informativo para população, com dicas de prevenção e conscientização para quem quiser se informar melhor sobre a doença.

Pacientes que apresentarem os sintomas poderão fazer gratuitamente o exame de baciloscopia, realizado com o escarro do suspeito de ser vítima da tuberculose, que fica pronto em até 48 horas. Quem não puder comparecer neste dia, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o teste. A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente na rede pública de saúde durante seis meses, não podendo ser interrompido.

Desde 2007, Itaboraí é referência nacional no tratamento da doença, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, o município, juntamente com Itaguaí, são os únicos do estado a terem conseguido implantar o Tratamento Diretamente Observado de Curta Duração (Dots), indicado pela Organização Mundial de Saúde, em 100% de seus pacientes. Para que não haja desistência, agentes comunitários levam o remédio e acompanham de perto o paciente tomando diariamente a medicação durante os seis meses de tratamento.

O evento acontece no Campo do Real, próximo ao Posto de Saúde de Vila Brasil (Rua Espírito Santo, Quadra 15 Lote 05). Mais informações pelo telefone 3639-1852.

Prefeitura realiza mutirão de teste HIV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais, inicia nesta segunda-feira, 29/11, a semana de mutirão de testes gratuitos de HIV. A Campanha “Fique Sabendo” 2010 tem como objetivo estimular as pessoas a realizaram o teste para o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da AIDS, independentemente de sua sexualidade, além de diminuir o preconceito em relação à doença.

Até o dia 03 de dezembro, moradores da cidade poderão também se informar sobre as formas de contágio e prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis. Também será feita a distribuição de preservativos masculinos. Durante os cinco dias serão realizadas coletas de sangue das 8h ao meio-dia nos Postos de Saúde da Família de Visconde, Pachecos e Jardim Planalto, e em tendas montadas em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, e na Praça Alarico Antunes (em frente as Casas Bahia), no Centro da cidade.

Segundo a coordenadora municipal do programa, Eledir Terra, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão do vírus e garantir melhor qualidade de vida à pessoa contaminada.

“É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do HIV. Pode acontecer de alguém ser portador do vírus, não ter conhecimento da doença e continuar a transmitir. Daí a importância do exame, pois uma vez ciente da sua sorologia esse paciente vai adotar medidas de prevenção e não transmitirá a doença”, explicou.

O resultado fica pronto em 15 dias e serão entregues nas unidades em que o paciente realizou o teste. Quem não puder ir durante esta semana, pode fazer o teste no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, que faz o exame gratuitamente e de forma sigilosa durante o ano inteiro.


Dia de Luta


O Dia Mundial de Luta contra a Aids em 1º de dezembro é celebrado desde 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde, e em Itaboraí, é lembrada desde 2004. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.

A campanha adota o laço vermelho como símbolo de solidariedade e de comprometimento. Foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão. O projeto do laço foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.

Confira a Programação:

29/11 – PSF Visconde

Praça Itamaraty, s/n, Visconde de Itaboraí


30/11 – Tenda em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior

Avenida Pref. Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia


01/12

8h às 12h: Praça Alarico Antunes (em frente a Casas Bahia)

Avenida 22 de maio, s/n, Centro


A partir das 18h: Ato show em frente a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí.


02/12 – PSF Pachecos

Rodovia RJ-114 Km 13, Pachecos


03/12 – PSF Jardim Planalto

Rua Waldemar Bezerra, Quadra 19, Jardim Planalto

Formatura do Pró-Letramento de Itaboraí

Aconteceu, na última quinta-feira (25/11), a formatura do Programa de Formação Continuada de Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento). Durante oito meses, cerca de 82 professores receberam o curso gratuito ministrado uma vez por semana com o objetivo de capacitar os docentes e melhorar o desempenho deles em sala de aula.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, ressaltou a importância da capacitação profissional do professor da rede pública de ensino. “Eu entrei na rede como inspetora e não deixava de fazer um curso. Conhecimento é crescimento e isso ninguém pode nos tirar. Sabemos que é difícil trabalhar, cuidar da família e ainda estudar, mas com determinação a gente alcança nossos objetivos”, afirmou a secretária.

A notícia de que Itaboraí prepara um concurso para professores animou os presentes. O edital, previsto para dezembro, deverá oferecer 205 vagas, sendo 15 para Educação Infantil, 100 para o primeiro segmento e 90 para o segundo. De acordo com a secretária, os alunos do curso certamente terão mais preparo na hora de encarar as provas. Além disso, o Pró-Letramento poderá constar como título no concurso.

Oficinas gratuitas em Itaboraí

Teatro, dança, capoeira e teatro. Estes são os cursos gratuitos oferecidos em uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo do Estado, que terão início no dia 06/12 nos oito distritos do município. Através do projeto “Pontos de Cultura”, jovens e adultos terão acesso a cursos realizados nas oficinas de Capoeira nas Praças, Batuca que dá Samba (percussão), Dançando nas Praças e Teatro.

Os “Pontos de Cultura” serão fixados nos seguintes locais: Venda das Pedras (Praça de Venda das Pedras), Itambi (Praça Vereador Edgar Rodrigues da Silva), Apollo (Quadra de Apollo), Visconde (Quadra de Visconde), São Joaquim (Quadra Walter de Souza), Pachecos (E.M José Leandro), Morada do Sol (E.M. Antônio Carlos da Silva) e Sambaetiba (E.M Geremias de Mattos Fontes). As oficinas funcionam três vezes por semana, durante oito meses. Ao fim das aulas, os alunos receberão certificados do curso.

Entre os dias 29/11 e 04/12, agentes culturais visitarão as Escolas Municipais próximas aos “Pontos de Cultura” informando sobre os cursos e fazendo as inscrições, que são destinados principalmente a crianças e jovens com idade entre sete e 17 anos. No entanto, segundo o Cordenador do Projeto e Diretor do Patrimônio Imaterial da FAC, Allan Motta, moradores de qualquer idade podem participar das oficinas. Para isso, basta ir até um dos “Pontos de Cultura”, com documentos de identidade e se inscrever.

Prefeitura volta a Sambaetiba para ações de fiscalização esta semana

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizou na última semana, (dias 23 e 24 de novembro) uma força-tarefa para fiscalizar obras em situação irregular, em Sambaetiba. A ação foi motivida após uma reunião realizada pelo Prefeito Sérgio Soares juntamente com moradores da comunidade, preocupados com o crescimento desordenado que essas novas construções estão trazendo ao local. Para a ação, foram enviadas ao bairro duas equipes com quatro fiscais.

De acordo com o relatório geral de ações de fiscalização, cinco obras foram notificadas, duas multadas e seis embargadas. Segundo o Secretário Municipal de Obras, Márcio Chaves, apesar de uma clínica e pequenas residências estarem entre as obras notificadas, o mair foco da comissão de fiscalização são os grandes empreendimentos. “Nosso foco maior são as construções maiores que afetam o meio ambiente, geram maior despesa pro município, principalmente a questão de água e esgotamento sanitário.”, explicou.

Os empresários que tiveram seus empreendimentos embargados podem recorrer apresentando novos projetos a Secretaria de Obras. Para o secretário Márcio Chaves, é necessário acabar com uma cultura antiga existente no município de Itaboraí. “As pessoas primeiro constroem e depois correm atrás da Prefeitura para legalizar seus projetos. Aí constroem de forma indevida e gera uma problemática enorme para demolir aquilo que ele fez de forma errada. Então, por isso, essa fiscalização de obra.”, disse.

Nesta semana, novas ações de fiscalização serão realizadas no bairro no mesmo bairro. As obras que foram embargadas serão revisitadas para verificar se a ordem foi cumprida. Caso a legislação não tenha sido cumprida, o proprietário do terreno poderá ser multado e, se for necessário, será usada a força policial, alertou o secretário.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Itaboraí promove semana de mutirão de teste de HIV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais, inicia nesta segunda-feira, 29/11, a semana de mutirão de testes gratuitos de HIV. A Campanha “Fique Sabendo” 2010 tem como objetivo estimular as pessoas a realizaram o teste para o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da AIDS, independentemente de sua sexualidade, além de diminuir o preconceito em relação à doença.

Até o dia 03 de dezembro, moradores da cidade poderão também se informar sobre as formas de contágio e prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis. Também será feita a distribuição de preservativos masculinos. Durante os cinco dias serão realizadas coletas de sangue das 8h ao meio-dia nos Postos de Saúde da Família de Visconde, Pachecos e Jardim Planalto, e em tendas montadas em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, e na Praça Alarico Antunes (em frente as Casas Bahia), no Centro da cidade.

Segundo a coordenadora municipal do programa, Eledir Terra, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão do vírus e garantir melhor qualidade de vida à pessoa contaminada. “É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do HIV. Pode acontecer de alguém ser portador do vírus, não ter conhecimento da doença e continuar a transmitir. Daí a importância do exame, pois uma vez ciente da sua sorologia esse paciente vai adotar medidas de prevenção e não transmitirá a doença”, explicou.

O resultado fica pronto em 15 dias e serão entregues nas unidades em que o paciente realizou o teste. Quem não puder ir durante esta semana, pode fazer o teste no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, que faz o exame gratuitamente e de forma sigilosa durante o ano inteiro.

Dia de Luta

O Dia Mundial de Luta contra a Aids em 1º de dezembro é celebrado desde 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde, e em Itaboraí, é lembrada desde 2004. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.
A campanha adota o laço vermelho como símbolo de solidariedade e de comprometimento. Foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão. O projeto do laço foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.


Confira a Programação:


29/11 – PSF Visconde
Praça Itamaraty, s/n, Visconde de Itaboraí

30/11 – Tenda em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior
Avenida Pref. Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia

01/12
8h às 12h: Praça Alarico Antunes (em frente a Casas Bahia)
Avenida 22 de maio, s/n, Centro

A partir das 18h: Ato show em frente a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí.

02/12 – PSF Pachecos
Rodovia RJ-114 Km 13, Pachecos

03/12 – PSF Jardim Planalto
Rua Waldemar Bezerra, Quadra 19, Jardim Planalto

Prefeitura de Itaboraí entrega mais de 9 mil materiais esportivos

A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) presenteou os alunos com mais de 9 mil itens de materiais esportivos. Hoje foi dia da Escola Municipal Antônio Alves Vianna, no Jardim das Acácias, em Apolo II receber a visita do Prefeito Sérgio Soares e receber os kits. A entrega começou a ser feita nesta quinta-feira, 25/11, na Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Cáffaro, em Ampliação. Na ocasião, outras 13 escolas próximas também receberam seus kits.

De acordo com a secretária de Educação, todas as escolas irão receber os materias esportivos. Em seu discurso, o prefeito Sérgio Soares fez questão de interagir com os estudantes e mostrar a simplicidade de um governante. “Espero que esses materiais sirvam para melhorar ainda mais o trabalho dos professores e o desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, tão importante para o corpo e a mente”.

A secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa parabenizou o prefeito Sérgio Soares pelo seu empenho perante o governo. “Nosso prefeito é sensível as causas da Educação, quero agradecer por tudo que tem feito pelos nossos profissionais e alunos, proporcionando melhores condições de trabalho”, destacou a secretária.

Todas as 74 instituições de ensino do município receberão um kit contendo itens de materiais esportivos, entre eles, bolas de basquete, vôlei, handebol, futebol e futsal, cones, colchonetes, cordas, tabuleiros de xadrez, rede de vôlei e mais. Ao todo, serão entregues 32 diferentes tipos de itens.

“Em 30 anos de prefeitura, nunca tinha visto uma entrega de materiais esportivos para toda rede municipal de ensino. Agora as aulas poderão ser mais dinâmicas e com mais qualidade”, disse o coordenador de Educação Física da Semec, Miguel Luiz de Castro.

Também prestigiaram o evento, o secretário de Governo, Luiz Vieira e os subsecretários de Educação, Georgina Sales, Aldemir Vieira, Sirlene Mendes de Freitas e Athayde Braga, além da Banda Municipal que abrilhantou a manhã.

As próximas visitas e entregas acontecerão nesta segunda-feira (29/11), na Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, em Manilha, terça-feira (30/11) no Guilherme de Miranda Saraiva e quarta-feira (01/12) na Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia.

Prefeitura reune equipe da educação para discutir Conselhos Escolares

Diretores, professores, funcionários, representantes de alunos, pais e da comunidade escolar estiveram reunidos no Rotary Club no início da noite desta quarta-feira, dia 24/11, para discutir a criação e implementação de Conselhos Escolares nas 74 unidades públicas de educação básica de Itaboraí. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o evento teve como objetivo colocar em prática o princípio constitucional da gestão democrática da educação e fortalecer o regime de colaboração no sistema de ensino.

Durante o encontro, foram abordados temas como natureza, organização e funcionamento dos conselhos escolares; o conselho escolar como espaço de formação e de compromisso com a educação de qualidade; a gestão democrática e o conselho escolar.

Cabe aos Conselhos zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras. Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

“Tudo que é feito em parceria e com base no diálogo é melhor para todos. As ações serão decididas juntamente com a direção da escola e de acordo com as determinações legais. O Conselho Escolar visa o bem-estar da escola, onde o foco é o aluno, minimiza os conflitos que podem surgir e avança na qualidade social da educação”, explicou a secretária municipal de educação e cultura, Rosana da Silva Rosa. As eleições para escolha dos conselheiros serão realizadas nos dias 03 e 04 de dezembro em todas as unidades de ensino do município.

Prefeitura leva serviços gratuitos ao Sapê

Sábado (27/11) é dia de ter acesso aos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Itaboraí. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) promove mais uma edição do Semec em Ação, desta vez na Escola Municipal Mariana da Glória, no Sapê. O projeto, iniciado no atual governo do prefeito Sérgio Soares, é uma ação social em benefício de crianças, jovens, adultos e idosos.

De acordo com o subsecretário de Projetos Especiais, Athayde Braga, o Semec em Ação vai oferecer à população oficinas de artes e de artesanato; massoterapia, aferição de pressão, corte de cabelo e atividades esportivas. Haverá ainda atendimento odontológico e palestras de combate à dengue promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa é a 7ª edição do Semec em Ação, que acontece desde o final de 2009. Levamos serviços e entretenimento à população, realizando assim uma integração entre comunidade e escola”, destaca o subsecretário.

A banda do projeto Ita Musical da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva e alunos do projeto “A arte do ballet” farão apresentações para animar o público presente.A Escola Municipal Mariana da Glória fica na Estrada do Sapê, s/nº, no Sapê. O Semec em Ação vai das 8h às 12h. Na última edição do projeto, realizada no dia 23 de outubro, cerca de 100 pessoas foram beneficiadas na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi.

Itaboraí recebe hoje exposição de Claude Lévi-Strauss

Hoje (25/11) tem início o Iº ItaboraRio, a Semana da Cultura em Itaboraí. A partir das 14h, serão realizadas palestras, shows e a abertura da exposição Claude Lévi-Strauss. A mostra sobre a vida e obra do etnólogo francês acontece na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.

A relação entre Lévi-Strauss e Itaboraí começou quando a equipe de pesquisadores da Casa de Cultura encontrou três cartas manuscritas, datadas de maio e junho de 1938. O material, escrito por um jovem cientista brasileiro, Luís de Castro Faria, era destinado à Heloísa Alberto Torres. Através de pesquisas, foi descoberto que o cientista foi indicado para companhar a expedição chefiada por Lévi-Strauss ao interior do Brasil por intermédio do Museu Nacional. Na época, Heloísa Alberto Torres era a diretora do Museu.

Através de cartas, o pesquisador contou o cotidiano da expedição, as dificuldades e os avanços conseguidos por Lévi-Strauss. Estas cartas foram remetidas a Heloísa Alberto Torres, na época, moradora de Itaboraí e principal avalista do trabalho de campo de Lévi-Strauss. Por conta da importância dos documentos encontrados na Casa de Cultura, Itaboraí foi uma das cidades participantes do Ano da França no Brasil, comemorado em 2009.

Além da abertura da exposição, haverá palestras com Batman Zavarese (Cineasta, Videomaker e Curador do Oi Futuro), Marcelo Yuka (Músico Fundador do O Rappa) e Welber Sutti (Assessor do Presidente do IPHAN Nacional) , a partir das 14h. Às 18h haverá show de Loro Jones e Fred Nascimento (Ex-Capital Inicial), Escola de Escândalo (Banda vinda de Brasília), Belos e Malditos e DJ Marvlux (Ambient Music) . Os eventos são gratuitos e acontecem na Casa de Cultura e na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prefeitura disponibiliza mais uma caminhão de iluminação

Na tarde de hoje, 25/11, a Secretaria de Obras, Serviço Público e Urbanismo disponibilizou mais um caminhão de iluminação pública para atender com mais agilidade as demandas recebidas pela ouvidoria do município.

A medida foi tomada depois que a secretaria constatou que grande parte das reclamações recebidas eram sobre iluminação pública. “ Nossa intenção é montar quatro equipes de trabalho, que se revezarão em dois turno e com dois caminhões, com isso vamos agilizar o trabalho, já que recebemos muitas demandas nessa área”, disse Márcio Chaves, secretário responsável pela pasta.

Prefeitura leva serviços gratuitos ao Sapê

Sábado (27/11) é dia de ter acesso aos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Itaboraí. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) promove mais uma edição do Semec em Ação, desta vez na Escola Municipal Mariana da Glória, no Sapê. O projeto, iniciado no atual governo do prefeito Sérgio Soares, é uma ação social em benefício de crianças, jovens, adultos e idosos.

De acordo com o subsecretário de Projetos Especiais, Athayde Braga, o Semec em Ação vai oferecer à população oficinas de artes e de artesanato; massoterapia, aferição de pressão, corte de cabelo e atividades esportivas. Haverá ainda atendimento odontológico e palestras de combate à dengue promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa é a 7ª edição do Semec em Ação, que acontece desde o final de 2009. Levamos serviços e entretenimento à população, realizando assim uma integração entre comunidade e escola”, destaca o subsecretário.

A banda do projeto Ita Musical da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva e alunos do projeto “A arte do ballet” farão apresentações para animar o público presente.

A Escola Municipal Mariana da Glória fica na Estrada do Sapê, s/nº, no Sapê. O Semec em Ação vai das 8h às 12h. Na última edição do projeto, realizada no dia 23 de outubro (foto), cerca de 100 pessoas foram beneficiadas na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi.

Educação: pré-matrícula termina amanhã

Interessados em ingressar na rede municipal de ensino de Itaboraí têm até amanhã (26/11) para realizar a pré-matrícula. Sendo feita em qualquer uma das escolas municipais, os responsáveis deverão levar cópia da certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência, além de informações sobre a série pretendida, telefone para contato, nome da escola, rede escolar de origem e 3 opções de escolas.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura reforça que a pré-matrícula para o ano letivo de 2011 é para todas as modalidades de ensino, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já no ato da matrícula, que começará a partir do dia 20 de dezembro, será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou identidade, 2 retratos 3x4, histórico escolar ou protocolo no qual conste a série em que o aluno está habilitado a cursar, e carteira de vacinação atualizada apenas para alunos da Educação Infantil.

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 74 instituições e aproximadamente 31.134 alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais informações poderão ser obtidas nas unidades escolares.

Parceria em Itaboraí beneficia empreendedores

Uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Fazenda, e o Corpo de Bombeiros possibilitou aos investidores da cidade maior agilidade na obtenção de Alvará de Funcionamento de seus empreendimentos. Tudo porque a entrada no processo para obtenção do do Laudo de Exigência e do Certificado de Aprovação, antes expedida somente no Corpo de Bombeiros de São Gonçalo, agora pode ser feita aqui mesmo no município.

Com a novidade, o tempo para a obtenção de ambos os documentos caiu à metade. “Antes todo o processo era concluído em um mês, agora pode ser finalizado em apenas 15 dias”, explicou o coronel Edvaldo Cortes Moreira, coordenador da Defesa Civil de Itaboraí. De acordo com ele, o atendimento é realizado na Avenida Vereador Hermínio Moreira, s/nº, no centro de Itaboraí, ao lado do 35º BPM. Desde outubro, quando deu início a liberação dos laudos em Itaboraí, 122 já foram expedidos.

O ponta pé inicial partiu da secretária de Fazenda, Therezinha Freitas. Desde que assumiu a pasta, em setembro de 2009, iniciou conversas com a corporação e pediu maior agilidade na liberação dos documentos necessários para requerer junto à Prefeitura o Alvará de Funcionamento. “O Laudo de Exigências e o Certificado de Aprovação expedidos pelo CBMERJ são necessários para que o contribuinte possa conseguir o Alvará de Funcionamento e colocar seu estabelecimento em pleno funcionamento. E prezar pela segurança das pessoas é a nossa meta, ” explicou.

Para o comandante do 20º GBM, tenente coronel Wladimir Rollemberg Vieira, a parceria com o município de Itaboraí deu mais agilidade na liberação dos laudos. “ Em 75% dos casos eles são resolvidos em menor tempo, a não ser em casos específicos”, explica, referindo-se às construções com mais de 900 m² e as com mais de três andares, cujos processos devem ser abertos na Direção de Serviços Técnicos, na Praça da República, Rio de Janeiro. Ainda de acordo com ele,há estudos sobre a possibilidade de trazer uma equipe técnica para prestar os mesmos serviços em Itaboraí, mais como as exigências são maiores, por questão de segurança ainda não foi viabilizada.

Prefeito e Secretária pedem rapidez nas obras do PAC de Itambi

Na manhã de ontem, 24/11, o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares e a Secretária de Integração Regional, Silvia Lessa, visitaram o canteiro de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Itambi. Na visita, Sérgio fiscalizou as obras e cobrou o engenheiro responsável, Jorge Aurélio da Costa, a aceleração do trabalho. A meta do prefeito é entregar dois blocos do empreendimento, 64 apartamentos, até o fim de janeiro.

“Estou aqui hoje para pedir a vocês que acelerem a entrega dos primeiros apartamentos até janeiro, estou preocupado com as chuvas de verão, quero que moradores de áreas de risco já estejam aqui nesse período”, disse o prefeito para a equipe da empresa RC Vieira Engenharia, responsável pelo empreendimento.

Durante a vistoria Sérgio entrou nos apartamentos e fez perguntas sobre detalhes da obra como pisos, janelas, escadas, esgotamento sanitário dos prédios e a água que os moradores irão usar.
Segundo Jorge Aurélio, a parte estrutural já está pronta. “Agora é tocar as obras em frente, o que falta fazer é mais simples, vamos unir todos os nossos esforços para entregar os apartamento no fim de janeiro”, disse.

O que a mídia fala hoje de nós

Para visualização, clique sobre a imagem


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Prefeitura cria novo ponto para transporte alternativo

Usuários que utilizam o transporte alternativo em Itaboraí devem ficar alertas para os novos pontos de Kombis e Vans. Ao todo, quatro itinerários, sendo eles, Visconde, Cabuçu, Pacheco e Picos foram transferidos para a Praça Drº Celso Nogueira, atrás da Casa do Futuro.

De acordo com o subsecretário de Transporte Concedido, Auredir Cunha, a mudança realizada pela Secretaria visa oferecer mais conforto e acessibilidade aos motoristas e usuários das linhas. Ainda segundo o subsecretário, o antigo ponto na Avenida 22 de Maio, ao lado do mercado Rede Economia, estava causando tumulto tanto aos pedestres quanto aos motoristas. “Devido à necessidade de descarregamento dos caminhões e o estacionamento do mercado, optamos por transferir o ponto para um local que não prejudicasse a população.”, explicou.

Segundo a passageira Marisa Ribeiro, 59 anos, a mudança foi boa. “Eu gostei do novo ponto, antes estava muito perigoso, porque toda hora era carro entrando e saindo, causava muito tumulto, agora não corremos mais riscos de sermos atropelados.”, disse.
Atualmente, o município de Itaboraí conta com 96 veículos legalizados pela Secretaria de Transportes, entre Kombis e Vans, que fazem o transporte alternativo. Deste número, 41 veículos fazem as linhas Visconde, Cabuçu, Pacheco e Picos.

Educação promove encerramento do curso de Diversidade Sexual

A Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí encerrou nesta quarta-feira (24/11) a segunda edição do Curso de Formação Continuada em Diversidade Sexual, Identidades de Gêneros e Gravidez na Adolescência. O projeto, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem o objetivo de possibilitar aos profissionais da Educação amplo conhecimento sobre as questões da sexualidade, para que possam discutir o assunto com os estudantes nas salas de aula e em seu local de atuação. “É com muita satisfação e alegria que encerramos o curso de diversidade sexual. Nesses quase 3 meses de aulas vocês fizeram parte desse processo de aprendizagem”, disse o subsecretário de Projetos Especiais, Athayde Braga, destacando a importância do educador na transformação da sociedade.

Representando todos os cursistas, Rosemere Cardoso discursou sobre a importância do curso e fez agradecimentos a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, a orientadora Natália Fernandes e a UFRJ. “Queremos agradecer pelas ótimas aulas e conhecimentos adquiridos. Com as necessidades que se impõem, temos a urgência de nos qualificarmos para as situações do nosso cotidiano”, comentou Rosemere fazendo solicitações por novos cursos de formação continuada para qualificação profissional.

Vinculado ao Programa de Saúde na Escola (PSE) e ao Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), o curso é direcionado a orientadores educacionais, psicólogos escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino, além de profissionais da saúde, assistência social, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada.

Oferecido gratuitamente desde o início de setembro, o curso foi ministrado todas às quartas-feiras, no horário de 9h às 16h, na Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas (Rua Jonatas Pedrosa, s/nº, Manilha). Cerca de 20 alunos atingiram o grau de aproveitamento suficiente e receberão os certificados emitidos pela UFRJ. Também estiveram presentes na aula de encerramento do curso, a subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Mendes de Freitas e o diretor do Teatro Municipal João Caetano, Sidney Moura.

Combate a dengue em Itaboraí ganha reforço do motofog

Já está à disposição da Secretaria de Saúde de Itaboraí uma nova “arma” no combate ao mosquito transmissor da dengue. É a motofog, mais conhecida como “moto fumacê”, veículo que irá possibilitar o controle do Aedes aegypti e de outros insetos. Itaboraí é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a adquirir este tipo de equipamento.

“Além do veículo cobrir uma área crítica em menos tempo e com mais eficácia, a motofog tem baixo custo, pois necessita apenas de um operador e não utiliza combustível exclusivo para acionar o equipamento”, explica a Subsecretaria Geral de Saúde, Sônia Saldanha.
A motofog possui um sistema acoplado na parte traseira da motocicleta, composto por uma caixa de fibra de vidro que armazena um reservatório de 25 litros com inseticida e óleo mineral, e dois baús laterais, que servem para guardar equipamentos de proteção individual e acessórios do veículo.

Ao invés de pulverizar o veneno, o aparelho o transforma em fumaça, alcançando um maior raio de ação, eliminando não só o Aedes Aegypti, mas outras espécies de insetos, como borrachudos e pernilongos, em áreas de difícil acesso, como morros, becos, vielas, ruas estreitas, terrenos baldios, ferros-velhos, entre outros. Um ponto a ser destacado é que a emissão de CO2 da moto é 70% menor do que no carro, o que a torna um veículo ecologicamente correto.

Além da aquisição da motofog, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando ainda ações de combate e prevenção a dengue, como mutirão nos bairros com índices elevados de infestação do Aedes aegypti, ação de bloqueio de 300 metros ao redor do imóvel em casos suspeitos ou confirmados, instalação de capas protetoras em caixas d’água e distribuição de material educativo e informativo para população, com dicas de prevenção e conscientização.

“Essas ações são realizadas durante todo ano e potencializadas no período que antecede o verão. Porém, não basta só a Prefeitura fazer sua parte. Temos que nos unir para fazer um trabalho conjunto. Dengue mata! A população precisa se conscientizar disso”, orientou Nilton Ricardo, coordenador do programa municipal de combate à dengue. Mais informações pelo telefone 3639-0617.

Prefeito e secretários de Itaboraí se reúnem com moradores de Sambaetiba

O prefeito Sérgio Soares, acompanhado dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Márcio Chaves; de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra; de Educação, Rosana da Silva Rosa; de Agricultura, Renato Ferreira e de Planeamento, José Fernando Soares, esteve reunido pela segunda vez com moradores de Sambaetiba para definir as prioridades a serem realizadas com verba do Orçamento Participativo no local.Uma das grandes preocupações dos moradores locais é com relação às obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) que estão levando ao bairro um crescimento desordenado, já que é grande o número de novas construções em andamento. “São pousadas, restaurantes, galpões, flats entre outras. Por outro lado, continuamos sem ter saneamento básico e pavimentação, lazer, atividades sócio-culturais, segurança pública, transporte, educação, saúde”, explicou o morador Nelson Rollin.

O prefeito Sérgio Soares pediu objetividade nas reivindicações, já que grande parte delas ali discutidas eram questões de competência do Governo Estadual. “Estamos aqui para conscientizá-los do que podemos e do que não podermos realizar por não ser da nossa alçada”, discursou o prefeito. Foram os casos dos pedidos de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Ensino Médio, Segurança Pública, pedágio que corta a RJ 116, todas elas de responsabilidade do governo do Estado.

No que se refere a Obras e Serviços Públicos, o secretário Márcio Chaves confirmou para esta semana uma força-tarefa de fiscalização de obras que, em situação irregular, serão notificadas e embargadas. “Também será enviada ao bairro uma patrol para fazer a manutenção das vias de acesso”, disse. A restauração do Sambaetiba Atlético Clube também foi solicitada, mas antes dela ocorrer será feito um levantamento das condições jurídicas do clube.

Outra solicitação foi uma creche para atender crianças de 0 a 3 anos de idade. Para isso, a secretária Rosana da Silva Rosa pediu que os moradores fizessem um levantamento da real necessidade, já que ela seria viável apenas para um número igual ou superior a 50 alunos. O secretário de Agricultura, Renato Ferreira, mostrou o projeto concluído de uma Feira Móvel, com ônibus itinerante, que começa a circular assim que os produtores se cadastrem.

No que se refere à Saúde, o prefeito confirmou a promessa de criar, até o prazo máximo de abril de 2011, Atendimento Municipal de Emergência (AME) com duas ambulâncias 24 horas disponíveis para atender os moradores locais e de Itambi.

Sambaetiba terá obras de drenagem e saneamento básico

O secretário de obras, Márcio Chaves, esteve na manhã desta terça-feira (23/11) em Sambaetiba para fazer um levantamento das obras necessárias ao local. O objetivo da visita foi a avaliação das principais necessidades dos moradores para a criação de um cronograma de atendimento, como foi requerido em reunião com a associação de moradores do bairro, na última semana.

Após a visita, o secretário constatou que as principais necessidades da comunidade diz respeito a rede de drenagem e saneamento básico e a melhoria das estradas. Segundo ele, as providências já serão tomadas. “Até pela distância, provavelmente eu vou criar um mutirão. Vou levar uma equipe pra lá e ficar 15 dias, um mês, pra resolver esses problemas todos”.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Sambaetiba (APPS), Sr. Idevan Gonçalves, que acompanhou o secretário Márcio Chaves, se disse confiante com uma melhora após a visita do secretário de obras. “Agora eu tenho toda confiança que a obra vai sair e vai melhorar a comunidade”.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que a mídia fala hoje de nós

Para visualização, clique sobre a imagem




ProJovem Trabalhador capacita 2 mil jovens em Itaboraí

Muita empolgação e vontade de vencer! Foi o que se viu nesta segunda-feira (22/11) durante o I Seminário de Qualificação Cidadã, realizado pela secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí, na Casa de Show Faraó. Cerca de 2 mil alunos do curso ProJovem Trabalhador participaram do evento, que teve como objetivo qualificá-los e prepará-los para o mercado de trabalho.

O prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, acompanhado do vice Rafael Vitorino, destacou o momento importante pelo qual passa o município. Com a chegada do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), outras empresas serão atraídas para a região, o que gerará milhares de postos de trabalho em um espaço curto de tempo. Para Sérgio Soares, o ProJovem Trabalhador é uma oportunidade única de qualificação de mão-de-obra e inserção de trabalhadores qualificados no mercado.

“Sabemos das exigências atuais do mercado de trabalho, por isso a mão-de-obra deve ser o mais qualificada possível. Com o Comperj, Itaboraí terá muitas oportunidades e nós precisamos capacitar a população para que os itaboraienses ocupem estas vagas”, falou o prefeito, destacando ser a qualificação profissional uma das grandes preocupações do seu governo. “ Meu maior desejo é implantar uma instituição de ensino profissionalizante no município, para que possamos qualificar nossos jovens e adultos. Qualificados, vão disputar vagas melhores, gerando mais renda para as famílias de Itaboraí”, completou Sérgio Soares.

O ProJovem Trabalhador é um programa do Governo Federal. Em Itaboraí é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Renda, e tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Participam do programa 2 mil jovens com idades entre 18 e 29 anos.

Também compareceram ao evento o secretário municipal de Habitação, Trabalho e Renda, Saíde Abrão; o coordenador do Projovem Trabalhador em Itaboraí, Hilmo Leão; o secretário municipal de Planejamento, Luiz Fernando Soares e o Controlador do Município, Luiz Fernando Felizardo. Representando a Câmara de Vereadores estavam Moadir da Faraó, irmão Caio e Valdir Batista.

Prefeitura bate recorde de vacinação bovina


Itaboraí bate recorde de vacinação bovina e conclui, antes do prazo, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa. Sete mil animais foram vacinados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca nas últimas três semanas. A conclusão, que estava prevista para início de dezembro, foi comemorada nesta terça-feira (23/11), pelas equipes da Prefeitura.

O secretário Renato Ferreira acompanhou de perto a vacinação dos animais e anunciou que nos próximos meses irá realizar uma campanha de vacinação contra raiva. “No município temos muitas áreas úmidas que se tornam ambientes adequados para a transmissão da doença. Alguns criadouros ficam bem próximos a lixões, pedreiras e abatedouros e são considerados de risco devido à área em que se encontram”, disse.

Na primeira etapa, realizada durante o mês e maio, seis mil animais foram imunizados. O produtor rural que deixar de vacinar ou não declarar a vacinação está sujeito a penalidades, como multas e ainda terá a venda do animal proibida.

Em Itambi, Olegário de Almeida Moreira, 62 anos, recebeu a equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca em sua propriedade e teve seu gado imunizado. “Tenho 25 bois e não paguei nada para vacinar meus animais. A equipe é muito atenciosa. Vieram aqui, vacinaram, conversaram e ainda esclareceram dúvidas sobre doenças e criação dos outros produtores locais”, comentou Olegário.

A secretaria recomenda ao produtor que não estiver com a vacinação dos animais em dia que procure o setor de vacinação da Prefeitura e agende uma visita das equipes de imunização para evitar punição.

A vacinação acontece duas vezes por ano, é gratuita e obrigatória. Para imunizar a criação, basta agendar uma visita das equipes de vacinação na própria Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras, das 8h às 17h). Informações pelo telefone: 3639-1570).

Prefeitura de Itaboraí abre vagas para cursos gratuitos

Até o dia 30 de novembro os interessados em artes podem se inscrever na Escola de Artes e Ofícios Washington Luiz José da Costa, no centro de Itaboraí. São 440 vagas, divididas em 10 diferentes cursos: manicure (100 vagas), desenho artístico (60), boneca (60), pintura em tecido (40), aplicação em sandálias (40), aplicação em blusas (40), biscuit (40), patchwork (30), iniciação as artes, para alunos de 7 a 12 anos (20) e tear (10).

Segundo a diretora da escola, Aida Célia Duarte de Miranda, os cursos serão realizados no 1º semestre de 2011. “A Escola de Artes já formou muitos cidadãos itaboraienses. O interessante é que os alunos podem vender seus próprios trabalhos e serviços, completando o orçamento familiar”, explicou Aida.

Fundada em 1990, durante o 1º mandato do atual prefeito Sérgio Soares, os cursos são oferecidos para alunos da rede municipal de ensino e a comunidade local, ministrados uma vez por semana, com duração de 2h a 4h, dependendo da área escolhida. Os cursos têm duração de seis a 18 meses, e ao final os alunos recebem certificados.

A Escola de Artes e Ofícios fica na Rua Coronel Antônio Leal, nº 53, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Para realizar a inscrição é preciso levar identidade, comprovante de residência, uma foto 3x4 e declaração escolar (no caso de estudantes). Mais informações pelo telefone 3639-1507.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia Nacional do Samba em Itaboraí

Itaboraí terá Semana Cultural

Começa nesta sexta-feira (26/11), a Semana da Cultura em Itaboraí. Até o dia 02/12 a cidade receberá uma programação cultural diversificada, com direito a shows musicais, videografismo, palestras, cinema, artes visuais, performances e tecnologia. Artistas como Marcelo Yuka (Fundador do O Rappa), Toni Platão, Fausto Fawcett, Dj Calbuque e Marcelo Bonfá (Legião Urbana) se apresentarão durante a semana.

A programação é gratuita e acontece na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e na Praça Marcehal Floriano Peixoto, no Centro da Cidade. O evento culmina com o Dia do Samba (02/12), no qual será entregue o troféu Sérgio Soares, uma homenagem prestada às personalidades que fazem parte da história do samba de Itaboraí.

Confira a programação:

26/11 – Sexta-feira

14:00h – Palestras
Batman Zavarese – Curador do Oi Futuro
Marcelo Yuka – Fundador do O Rappa
Welber Sutti – Assessor do Presidente do IPHAN Nacional
18:00h – Shows
Loro Jones e Fred Nascimento – Ex-Capital Inicial
Escola de Escândalo – Brasília
Belos e Malditos
DJ Marvilux

27/11 - Sábado

14:00h – Palestras
César Ornelas – Profº da UFF e Universidade de Coimbra (Portugal)
18:00h – Shows
Toni Platão e Banda
Rodnei

28/11 - Domingo

14:00h – Palestras
Cláudio Rogério – Profº da Rede Pública de Ensino
Exposição de Cloude Levi Strass e Heloísa Alberto Torres
18:00h – Shows
Fausto Fawcett
Poeta Chacal – CEP20.000
William Mendonça e Saulo Matos

29/11 – Segunda-feira

18:00h Shows
VJ Marito
VJ Marola
DJ Dant Coutto – Power Planet
Rockz
Outline, Bira Rasta e Banda Jude

30/11 – Terça-feira

14:00h – Palestras
Victor Kally – Diretor EMI
Claudio Salles – Profº UFF e UERJ
Alvin L. – Compositor do Capital Inicial
Sérgio Espírito Santo – Presidente da FAC
18:00h – Shows
Claudio Salles e Banda
Garotos sem Preconceitos

01/12 – Quarta-feira

18:00h Shows
Dj Calbuque
Marcelo Bonfá - Legião Urbana
Carlos Maltz – Engenheiros do Hawaí
Grupo Oldstar

02/12 – Quinta-feira

14:00 Palestras
Mônica Costa – IPHAN
Cáscia Frade – UERJ
Abertura da exposição : “Nos Passos de Noel”, homenagem a Noel Rosa
18:00h Shows
Monarco da Portela e Renato ilagres
Banda Tá nem Aí

Prefeitura realiza seminário para 2 mil jovens

Cerca de dois mil alunos do curso Projovem Trabalhador participam hoje, às 17h, do I Seminário de Qualificação Cidadã, realizado pela secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí. O encontro acontecerá na Casa de Show Faraó (Avenida São Miguel, s/n°, Outeiro das Pedras.

De acordo com a Secretaria, o Seminário tem como objetivo qualificar profissionalmente dois mil alunos e prepará-los para o mercado de trabalho.

Quartas de final definida no Municipal de Futebol Adulto

A última rodada da fase de grupos do Campeonato Municipal de Futebol Adulto foi marcada por muita emoção e algumas surpresas. Como todos os times tinham chances de classificação, a disputa por uma vaga nas quartas de final foi intensa em todas as partidas.
No grupo B, onde houve empate em todos os jogos das primeiras rodadas, apenas dois times se classificaram: o Esperança, que venceu o Areal por 3 a 0, e o Portuense, que empatou em 0 a 0 com o A.D.N.I.

Pelo grupo C o Ferroviário se classificou, mas não exibiu o mesmo desempenho dos outros jogos, e fez uma partida sem gols contra o Citrus. Mesmo assim, se classificou em primeiro lugar no grupo, com 7 pontos e é o líder da competição. Ainda pelo grupo C, se classificaram Citrus e Estrelinha, que venceu por 3 a 1 o Manilhense, que com o placar se despediu da campeontao.
Já o grupo A, considerado “o grupo da morte”, foi a grande surpresa dessa última rodada. O Itambi, que estava em terceiro lugar, se classificou em primeiro no grupo após vencer por 1 a 0 o São José. O campeão do ano passado, que estava em primeiro lugar no grupo, sofreu para se classificar e ficou com a última das oito vagas das quartas de final. O Nova Cidade também se classificou vencendo, por 3 a 0 o time do Renascença, que depois da liderança na primeira rodada caiu no desempenho e foi desclassificado.

As quartas de final já acontecem no próximo domingo (28/11). No primeiro confronto da nova fase do campeonato o Esperança vai enfrentar o Portuense no Alzirão, às 14h. No mesmo horário, em Porto das Caixas, tem Nova Cidade e Citrus. As 16h mais dois duelos serão travados em busca de uma vaga na semifinal: Ferroviário x São José, no Alzirão, e Itambi e Estrelinha, em Porto das Caixas. O Campeonato Municipal de Futebol Adulto é parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com a Liga Desportiva de Itaboraí. A tabela completa e os resultados podem ser conferidos no site www.ligaitaborai.com.

O que a mídia fala hoje de nós

Para visualização, clique sobre a imagem




SUDERJ envia novos materiais ao Projeto Rio 2016

A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) enviou na última quinta quinta-feira (18/11) novos materiais esportivos aos alunos do Projeto Rio 2016 do Ginásio Poliesportivo de Manilha, em Itaboraí. O projeto, que oferece aulas gratuitas de ginástica, basquete e futsal, é apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Município.

Entre os materiais entregues pela SUDERJ, estão bolas de futebol e basquete, colchonetes, redes e camisas. Para Miriam Arruda, professora de ginástica do Projeto esses novos equipamentos vão ajudar muito na execução das aulas, já que a quantidade de alunos vem aumentando. Segundo ela, desde a sua chegada ao Projeto, que aconteceu em junho deste ano, o crescimento foi de 70%.

O projeto Rio 2016 tem como objetivo promover a inclusão social através de atividades esportivas, recreativas e culturais, atendendo a população carente que não tem condições de pagar para praticar esportes. Pode participar crianças e jovens, além de adultos e idosos. Sr. Pedro de Almeida, de 59 anos é um grande exemplo das mudanças que esse projeto têm feito na vida de muitas pessoas em Itaboraí. Segundo ele o projeto acrescentou muita coisa na vida dele. “O projeto me transformou. Eu não estava correndo, estava com pouca auto-estima, por causa da minha faixa etária eu achava que não podia fazer mais muita coisa, fazer 500 abdominais. Foi uma transformação excelente”.

A quadra de Manilha, pólo do Projeto na cidade de Itaboraí, foi cedida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Mais informações sobre o Projeto podem ser encontradas através do telefone da Secretaria (3639-2072) ou pela SUDERJ no telefone 2334-1650 e e-mail vpee@suderj.rj.gov.br.