quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prefeitura investe na qualificação profissional


A Prefeitura de Itaboraí está buscando novas parcerias junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para ampliar a variedade e o número de vagas dos cursos profissionalizantes gratuitos. A intenção é permitir que a população tenha a qualificação necessária para buscar vaga no mercado de trabalho que está em expansão há quatro anos consecutivos.

De acordo com os dados do Governo Federal, os setores de comércio, serviços, construção civil e indústria de transformação são os que mais crescem em Itaboraí. E para que a população aproveite as oportunidades, a Secretaria de Trabalho e Renda está qualificando 2.400 alunos em nove diferentes cursos gratuitos do ProJovem Trabalhador: administração, carpintaria, alimentação, beleza e estética, construção civil, metal mecânico, saúde, telemarketing e informática.

Segundo o secretário Saíde Abrão, o objetivo é formar profissionais bem qualificados. "As idas a Brasília têm surtido efeito e a previsão é que, em fevereiro, a Prefeitura vá oferecer mais cursos e com um grande número de vagas aos moradores de Itaboraí. Desde 2009 estamos profissionalizando nosso cidadão com cursos destinados a todas as idades e o ProJovem foi uma grande conquista", explica Saíde, acrescentando que a meta do ProJovem Trabalhador é formar, no mínimo, 2 mil alunos por ano.

Para evitar a evasão escolar, os professores também trabalham em sala de aula a conscientização sobre a importância dos cursos para a formação do profissional. "Mostramos aos nossos jovens que eles precisam aproveitar a oportunidade para se qualificar e conquistar com mais facilidade espaço no mercado de trabalho que vai ficar bastante competitivo com a chegada do Complexo Petroquímico. Os cursos são bons, vão formar os melhores profissionais das áreas", afirma a professora de Administração Fabiana Ferreira da Silva.

O ProJovem Trabalhador é um programa em parceria com o Governo Federal, voltado para jovens de 18 a 29 anos que recebem ajuda de custo de R$ 100. "Estou em busca do meu primeiro emprego. Para conseguir um bom lugar, me matriculei no curso de informática e vou lutar por uma vaga", diz o estudante Jhonata Costa, de 18 anos.

Quem tiver interesse em se qualificar, deve ficar atento. A previsão é que já no próximos mês, novos cursos sejam oferecidos gratuitamente. Informações podem ser obtidas sede da Secretaria de Trabalho e Renda, situada na Rua Fidélis Alves, 45, Centro, ou pelo telefone 3639-2051.