sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prefeitura inscreve para curso na área de Gastronomia

Melhorar a renda das familiar, oferecer dignidade e inclusão social das famílias de Itaboraí. Estes são os principais objetivos a serem alcançados por meio do curso de gastronomia que será oferecido a 80 mulheres moradoras do distrito de Itambi. A capacitação faz parte de um projeto realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Governo Federal.

Através do Centro de Inclusão Produtor de Alimento (Cipa), as mulheres de Itambi, beneficiárias do Bolsa Família, serão capacitadas na área gastronômica. Com duração de um ano, o curso terá início em fevereiro. Ao término das aulas, todas as alunas irão receber certificados. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social é que pelo menos 70% da turma seja empregada ao fim do curso, que terá uma equipe específica e exclusiva formada por coordenadoras, administradoras, nutricionistas, gastrônomos e cozinheiras.

A aposta nesta área de formação foi estabelecida por conta da demanda em gastronomia que já está sendo gerada pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e também pela instalação de hotéis e pousadas na cidade. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, esta será uma das áreas com grande oferta de empregos na região. “Em Itaboraí já existe uma forte demanda na área de gastronomia e isto tende a aumentar com a instalação de hotéis, pousadas e do próprio Comperj. As nossas mulheres precisam estar preparadas para este novo momento. Através deste curso, as chefes de família de Itambi serão inseridas no mercado de trabalho, aumentando a renda da família”, afirmou a secretária.

O curso de gastronomia é exclusivo para mulheres, com idade entre 18 e 50 anos, moradoras de Itambi e que estejam cadastradas no Programa Bolsa Família. São 80 vagas e as inscrições podem ser feitas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Itambi. Interessadas precisam levar documento de identidade, CPF, número do NIS (Bolsa Família), comprovante de residência e de escolaridade (4ª série do ensino fundamental). As aulas terão início em fevereiro. O CRAS de Itambi fica na rua João Moreira (antiga rua 16), nº 827, João Caetano.