terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Itaboraí inicia campanha contra hanseníase


O Dia Mundial de Combate à Hanseníase acontece no próximo dia 30/01 mas, em Itaboraí, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil se antecipou e inicia nesta terça-feira (18/01) sua programação.

O primeiro Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) a oferecer as atividades será o do Centro, situado na Rua Willy Rulf Vargas, nº 98, próximo ao Colégio Adventista. A atividade terá início às 14 horas.

Referência no tratamento da doença, Itaboraí conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2009, obtendo 91% de cura nos casos novos. Os dados referentes a 2010 ainda não foram concluídos, mas a expectativa é de que superem aos do ano anterior.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Itaboraí terá atividades de educação e saúde gratuitas e abertas ao público nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nos locais, a população poderá tirar suas dúvidas sobre a doença.

“Nosso trabalho não para. Realizamos uma série de capacitações para os médicos e enfermeiros e já podemos notar um olhar diferente desses profissionais para esta patologia. A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito, mas não podemos descuidar”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Josimar Alves.

A campanha também será realizada nas Unidades de Saúde da Família. Agentes comunitários já estão fazendo panfletagem nas ruas e fixando material educativo em pontos estratégicos. As igrejas e demais centros religiosos também receberão orientações. No dia 30 de janeiro haverá uma conscientização no Centro da cidade.

Doença – A hanseníase atinge a pele. Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, que não coçam, não doem e não têm sensibilidade são os sintomas mais comuns da enfermidade. A transmissão ocorre por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e copos.

O tratamento é feito, gratuitamente, em unidades públicas de saúde e pode durar até um ano, se seguido corretamente. Em Itaboraí, a referência é o Hospital Estadual Tavares de Macedo (Rodovia Amaral Peixoto, Km 34, Venda das Pedras). Mais informações sobre a doença podem ser obtidas pelo Disque Saúde (0800-61-1997), Central de Atendimento da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).


Confira abaixo as próximas datas:

21/01 – CRAS de Vila Esperança – 14 horas
Rua Pedro Ferreira Pinto, loja 3

25/01 – CRAS de Visconde – 09 horas
Rua Dráuzio Lemos, 647

25/01 – CRAS de Itambi – 14 horas
Rua João Moreira, 827

26/01 – CRAM em Venda das Pedras – 14 horas
Av. 22 de Maio, 7.942

28/01 – CRAS de Ampliação – 09 horas
Av. Antônio Gomes, lote 27 quadra 54 casa 1

28/01 – CRAS de Manilha – 14 horas
BR 493, KM 300, Santo Antônio

Por Renaldo Souza
Imagem de Internet