quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Em Itaboraí, restos de poda são transformados em adubo

Dar um novo destino, sem ser o lixo, aos restos das podas de árvores em Itaboraí. Este foi um dos desafios que a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca enfrentou até encontrar na compostagem o destino certo para folhas e galhos. Agora, o material recolhido, diariamente, pelas equipes de manutenção urbana da Prefeitura é transformado em adubo para plantas utilizadas no paisagismo da cidade.

Desde o mês de julho do último ano, a matéria-prima para a compostagem é encaminhada ao Horto Municipal, localizado em Penedo. Folhas e galhos são estocados, preparados e transformados em composto orgânico usado no preparo da terra. A técnica utilizada controla a decomposição do material, com finalidade de obter um composto rico em nutrientes, minerais e sem produtos químicos.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, aproximadamente oito mil quilos de poda são realizadas mensalmente. Deste total, três mil quilos são transformados em composto, no prazo de 100 dias, tempo que o material necessita para virar adubo. “É um adubo de qualidade, que reduz a incidência de pragas, deixando a planta ainda mais saudável”, destaca o secretário Renato Ferreira.