terça-feira, 1 de junho de 2010

Estudantes ganham laboratório de informática

Estudantes da rede municipal terão acesso aos computadores para realizar pesquisas e trabalhos escolares. Parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo Federal vai equipar 60 escolas, através do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).

A Escola Municipal Neusa da Silva Salles, em Manilha, já beneficiada pelo programa, inaugurou, na tarde de segunda-feira (31/05), a sua sala de informática com 18 computadores conectados à internet de banda larga. A instituição tem 344 alunos do 1º segmento (1ª a 4ª série) e educação infantil, divididos em dois turnos (manhã e tarde).

“A inclusão digital é importante porque facilita o aprendizado dos alunos”, afirmou a diretora da escola, Rosilene dos Santos.

Presente á inauguração, a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, destacou a criação do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), cujo objetivo é introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas nas unidades. “A sala de informática é mais uma ferramenta para o aprimoramento do nosso trabalho na Educação, que vem crescendo a cada dia”.

Na Escola Municipal Neusa da Silva Salles há, ainda, a classe de aceleração, formada por alunos que têm distorção de série-idade, devido a fatores como repetência e faltas. O objetivo é fazer o aluno alcançar a série propícia.

“Quero agradecer a oportunidade para essas crianças. A diretora conversou com o pai de cada aluno, nos incentivando a ajudar também os nossos filhos”, disse Rosilene Lessa de Carvalho, mãe de Igor, de 12 anos, estudante da 3ª série. Ela ressaltou a alegria do filho em integrar a classe de aceleração para alcançar a 5ª série ao final do ano.