terça-feira, 29 de junho de 2010

Produtores rurais fornecem merenda escolar

Para dar início ao Programa Nacional de Alimentação Escolar em Itaboraí, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca começa a cadastrar produtores rurais para fornecerem alimentos destinados aos alunos matriculados na rede municipal.

A parceria com a Prefeitura é considerada positiva pelos pequenos produtores rurais. Além de complementar o orçamento das famílias, a agricultura local será mais valorizada, como também as crianças vão se alimentar de produtos cultivados sem agrotóxicos.

“Forneço minha produção para as centrais de abastecimento e nem sempre a venda é totalmente certa. Agora, com a Prefeitura, vou ter a garantia de venda completa”, comemora Clóves Silva, de 59 anos, que espera fornecer quatro toneladas de aipim para a merenda escolar.

De acordo com a Secretaria, Itaboraí possui uma grande produção de aipim, laranja, mamão, abacaxi, banana e hortaliças. Os alimentos poderão estar incluídos na alimentação escolar já no mês de julho.
Outro grande incentivo que a Prefeitura oferece à produção agrícola familiar é o empréstimo de tratores que proporcionam aos produtores mais agilidade na preparação da terra para o plantio dos alimentos, diminuindo o tempo da colheita.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira, o cadastramento vai fazer com que 30% da merenda deixe de ser comprada com fornecedores de fora do município. “Eu e o prefeito Sérgio Soares estamos felizes por colher esta conquista. É o resultado de mais de um ano de trabalho. É visível a recuperação da auto-estima desses produtores”, comentou Renato.

Os produtores interessados tem até o dia 15/07 para realizar o cadastramento. A Secretaria fica na Avenida 22 de maio, 7557, Venda das Pedras. O horário de funcionamento é das 9h às 16h. Informações pelo telefone 3639-1570.