segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prefeitura incentiva a produção artesanal

Como uma espécie de troféu, Paulo César mantém o Termo de Licenciamento exposto na parede de sua pequena fábrica. Após um longo tempo de tentativas, sem sucesso, o produtor de defumados conseguiu a licença para comercializar a produção legalmente. Agora, ele é um dos beneficiados com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Itaboraí.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí disponibiliza às pessoas jurídicas o selo de qualidade para a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal produzidos artesanalmente dentro do município.

“Com a ajuda da Secretaria e orientação da equipe, agora tenho a chance de vender meus produtos até fora do estado. O SIM era um objetivo antigo e só com ele fiquei mais tranquilo. Não estou mais sujeito a fiscalizações e correr o risco de perder minha mercadoria”, diz Paulo César Fernandes Braga, 66 anos, destacando que obter o selo de inspeção o incentivou a abrir um restaurante, que está sendo construído em Pachecos, mesmo bairro da sua fábrica.

O SIM é o orgão responsável pela inspeção e fiscalização dos estabelecimentos que queiram adquirir o selo de inspeção. Ao dar entrada na Secretaria, o produtor receberá a visita das equipes de fiscalização em seu local de produção. Tudo é inspecionado: matéria-prima, condição dos equipamentos, instalação, estrutura do prédio, higiene dos funcionários e manipulação dos alimentos até o produto final.

De acordo com a Secretaria, Itaboraí é o único município da região que disponibiliza o Selo de Inspeção Municipal, que dá ao produtor a garantia de que a mercadoria foi produzida dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias e ainda proporciona maior competitividade de mercado, pois possibilita que os alimentos sejam vendidos em pontos comerciais, como supermercados e restaurantes.

“Nosso próximo passo é fornecer o Selo de Inspeção para as pessoas físicas. Temos um grande número de produtores autônomos que precisam passar essa segurança de qualidade para seus consumidores. Em breve também vamos beneficiá-los”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira.

Para aquisição do SIM, é preciso entrar em contato com a Secretaria e solicitar, gratuitamente, um requerimento. O produtor receberá uma norma de exigências em que o estabelecimento deve se adequar até ser vistoriado. Após aprovação, em pouco tempo a produção fica apta para ser comercializada dentro do município e até fora do estado.

Informações pelo telefone 3639-1570 ou na Secretaria (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras), das 7h às 16h.