quarta-feira, 23 de junho de 2010

Últimos dias para alistamento militar


Jovens do sexo masculino que completaram ou ainda vão fazer 18 anos em 2010 devem ficar atentos: termina no dia 30 de junho o período de alistamento ao serviço militar. Em Itaboraí, o cadastramento é realizado na Junta de Serviço Militar, na Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro.

A Junta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Para realizar o alistamento é necessário levar certidão de nascimento original, uma foto 3 x 4 e comprovante de residência para os residentes no município. O jovem que não se alistar dentro do prazo paga multa no valor de R$ 2,20.

A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar será feita por ocasião da seleção geral. Isso não significa que o jovem será atendido em sua pretensão. Dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados durante a seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos e, ainda, o município em que se alistou ser tributário para a Força Armada na qual deseja ser incorporado.

Na manhã desta quarta-feira (23/06), foi realizada cerimônia cívico-militar de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação e Recepção à Bandeira Nacional. De acordo com secretário da Junta de Serviço Militar, Carlos César de Assis, os cidadãos da Classe de 1992 e de classes anteriores estão sendo dispensados da prestação do serviço militar inicial no município de Itaboraí.

O 1º tenente do Exército, José Cláudio Pedra, fez questão de ressaltar que a dispensa é pelo fato de a cidade não dispor de uma unidade militar formadora. “Vocês estão representando 3.500 cidadãos dispensados do serviço militar em 2010, porém todos podem prestar concursos para as Forças Armadas”, explicou o tenente.

O evento no campo do Estádio Municipal Alziro de Almeida contou com a presença de 120 jovens que prestaram juramento à bandeira, sendo prestigiados pelo vice-prefeito, Rafael Vitorino; a subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Mendes de Freitas, e o secretário de Governo e chefe de Gabinete, Luiz Vieira.

“Sei dos meus deveres como cidadão deste país. Se for convocado por emergência, terei que me apresentar imediatamente. Meu objetivo é seguir carreira militar, por isso vou me informar do próximo concurso”, disse Ailton Coelho de Araújo, 18 anos. Mais informações sobre o alistamento militar podem ser obtidas pelo telefone 3639-2025.