sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vinte mil crianças devem ser vacinadas



Tudo pronto em Itaboraí para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Aproveitando o clima de Copa do Mundo, neste sábado (12/06), todos os 34 postos de saúde do município entrarão “em campo” para vacinar os menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil. Nesta primeira fase, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 20 mil crianças, o que representa 95% desta faixa etária. A segunda e última fase da campanha será no dia 14 de agosto.

“Pedimos aos pais que não esqueçam de levar a caderneta de vacinação da criança para que seja verificado se o esquema de imunização está em dia. Todas as crianças de 0 a 5 anos devem comparecer à unidade de saúde mais próxima da residência para serem vacinadas”, recomenda a coordenadora do Programa Municipal de Vacinação, Norma Sueli de Oliveira.


Para esta etapa da campanha, a secretaria distribuirá cerca de 23 mil doses da vacina contra a paralisia infantil. A imunização mobilizará todos os postos, das 8h às 17h, e mais nove unidades volantes (veja lista abaixo) para dar suporte aos PSFs, envolvendo aproximadamente 360 pessoas e 20 veículos para apoio logístico.


Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.


O Brasil está livre do vírus causador da polio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite, doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada por um vírus (poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral. Mais informações podem ser obtidas no Programa Municipal de Imunização, telefone 3639-2019.



Unidades volantes:



Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Jardim Planalto (de 8h às 17h)



Posto de Saúde da Rede Básica, em Picos (9h às 15h)



Escola Municipal Alfredo Torres, em Muriqui (13h30 às 16h)



Creche Escola Morar Feliz, em Reta Velha (8h às 17h)



Galpão em frente a Farmácia do Carlinho, no BNH (8h às 17h)



Associação de Moradores do bairro Joaquim de Oliveira (8h às 17h)



Escola Municipal Marli Cid, em Nancilândia (9h às 15h)



Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca, em Manilha (8h às 17h)



Escola Municipal Antônio Carlos, em Morada do Sol (8h às 17h)