terça-feira, 22 de junho de 2010

Agricultura fiscaliza pequenos produtores

Os segredos do tempero de Severino Farias Souza, de 44 anos, fizeram tanto sucesso que levaram o porteiro a largar o emprego ao qual se dedicava há 19 anos para montar uma pequena fábrica de linguiças. Com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, agora ele poderá comercializar a produção em todo o município de Itaboraí, com a garantia de que a mercadoria foi produzida dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias.

Na manhã de segunda-feira (21/06), as equipes de fiscalização visitaram a fábrica de Severino, que deu entrada na licença para aquisição do Selo de Inspeção Municipal (SIM) de Itaboraí. No local, a veterinária esclareceu ao produtor dúvidas sobre as exigências para aquisição do SIM e normas de segurança adequadas.

Com o crescimento das encomendas à fábrica, em breve Severino terá de ampliar o espaço no bairro Cabuçu. “Quero estar com todos os procedimentos corretos para mostrar qualidade aos clientes. Eles precisam ter confiança em mim e comer sem medo, sabendo como o produto foi feito”, afirmou o produtor.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí disponibiliza às pessoas jurídicas o SIM, selo de qualidade para a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal produzidos dentro do município. Ao dar entrada na Secretaria, o produtor receberá a visita das equipes de fiscalização em seu local de produção. Tudo é inspecionado: matéria-prima, condição dos equipamentos, instalação, estrutura do prédio, higiene dos funcionários e manipulação dos alimentos até o produto final.

Para aquisição do SIM, é preciso entrar em contato com a Secretaria e solicitar, gratuitamente, um requerimento. O produtor receberá uma norma de exigências em que o estabelecimento deve se adequar até ser vistoriado. Após aprovação, em pouco tempo a produção fica apta para ser comercializada dentro do município e até fora do estado.

Informações pelo telefone 3639-1570 ou na Secretaria (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras), das 7h às 16h.