terça-feira, 8 de junho de 2010

Apolo III recebe novo posto de saúde em julho

A partir de julho entra em funcionamento o novo Posto de Saúde da Família do Apolo III. A unidade fica localizada na Rua Alcebíades Gomes Pereira (antiga Rua 11), onde funcionava a Escola Municipal Afonso Salles. E até o final deste mês, conclui a obra dos PSFs da Reta Velha, Joaquim de Oliveira e Jardim Planalto, que estão ganhando pintura nova, reforma nas instalações elétricas e hidraúlicas e readequação das salas dos consultórios. “O objetivo é aproximar ainda mais os serviços de saúde nestas comunidades. Também estamos investindo na capacitação dos servidores para oferecer melhor qualidade no atendimento”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Therezinha Freitas.

As obras do novo PSF do Apollo III foi iniciada em fevereiro deste ano e executada com recursos próprios da prefeitura. Terá nove salas destinadas a atendimento médico de ginecologia, pediatria e clínica médica, além de medicação, curativos e vacinação. A reforma faz parte de um conjunto de investimentos na saúde, setor que vem sendo beneficiado com o oferecimento de novos serviços na Policlínica de Especialidade Prefeito Francisco Nunes (oftalmologia e odontologia especializada), construção da UPA 24 horas, desenvolvimento de novos projetos em saúde preventiva (Programa Antitabagismo) e ações intensas na área de vigilância sanitária (combate à dengue).


O novo posto de saúde irá oferecer serviços de pré-natal, planejamento familiar, preventivo, puericultura, controle da hipertensão, do diabetes e da tuberculose, além de vacinação, análise laboratorial, visita domiciliar (em casos especiais) e fornecimento de medicação. O PSF irá contar com uma equipe de 35 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e pessoal de apoio, para atender cerca de 15 mil pessoas por mês. Atualmente, existem 34 unidades de saúde da família em funcionamento e cerca de 70% do município é coberto por esse serviço.


Os PSF´s de Vila Nascimento e Apolo III serão desativados, devido a nova demarcação de divisas entre Itaboraí e São Gonçalo, e os pacientes cadastrados nestas unidades serão transferidos para o novo posto. “As equipes que atendem àquela comunidade serão remanejados para este novo posto de saúde. O objetivo é melhorar a estrutura de atendimento local e desenvolver o trabalho com melhores condições”, afirma o coodernador geral dos PSF´s, Paulo Henrique Vitor de Abreu.