As obras do novo PSF do Apollo III foi iniciada em fevereiro deste ano e executada com recursos próprios da prefeitura. Terá nove salas destinadas a atendimento médico de ginecologia, pediatria e clínica médica, além de medicação, curativos e vacinação. A reforma faz parte de um conjunto de investimentos na saúde, setor que vem sendo beneficiado com o oferecimento de novos serviços na Policlínica de Especialidade Prefeito Francisco Nunes (oftalmologia e odontologia especializada), construção da UPA 24 horas, desenvolvimento de novos projetos em saúde preventiva (Programa Antitabagismo) e ações intensas na área de vigilância sanitária (combate à dengue).
O novo posto de saúde irá oferecer serviços de pré-natal, planejamento familiar, preventivo, puericultura, controle da hipertensão, do diabetes e da tuberculose, além de vacinação, análise laboratorial, visita domiciliar (em casos especiais) e fornecimento de medicação. O PSF irá contar com uma equipe de 35 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e pessoal de apoio, para atender cerca de 15 mil pessoas por mês. Atualmente, existem 34 unidades de saúde da família em funcionamento e cerca de 70% do município é coberto por esse serviço.
Os PSF´s de Vila Nascimento e Apolo III serão desativados, devido a nova demarcação de divisas entre Itaboraí e São Gonçalo, e os pacientes cadastrados nestas unidades serão transferidos para o novo posto. “As equipes que atendem àquela comunidade serão remanejados para este novo posto de saúde. O objetivo é melhorar a estrutura de atendimento local e desenvolver o trabalho com melhores condições”, afirma o coodernador geral dos PSF´s, Paulo Henrique Vitor de Abreu.