segunda-feira, 31 de maio de 2010

Conleste passa a ter 12 municípios

A cidade de Teresópolis é a 12ª integrante do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense. A inclusão foi anunciada, nesta segunda-feira (31/05), na reunião do Conleste realizada no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí. Os representantes dos municípios também apresentaram o Plano de Investimento do Conleste (PIC).

Na elaboração do PIC ficou definido que cada município será responsável por uma parte do desenvolvimento da região, recebendo investimentos de acordo com os projetos elaborados. Itaboraí e Maricá estão responsáveis pelo saneamento ambiental, tratamento de água e esgoto e de resíduos sólidos. Para isso serão investidos nessas cidades R$ 4,5 milhões. Teresópolis, recém-integrada ao Conleste, desenvolverá ações para fomentar a área de turismo.

Presidente do Conleste e prefeito de Tanguá, Carlos Perreira também ressaltou a importância do projeto Agenda 21, pedindo aos representantes que contribuam para o diagnóstico real das cidades. Segundo ele, essas informações são essenciais para o total desenvolvimento do Plano Direto da região. Reforçando o pedido do presidente, o diretor do Conleste, Álvaro Adolpho, afirmou que estará fechando o Plano Diretor logo após a Copa do Mundo.

Os representantes dos municípios aproveitaram a presença do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Raimundo Nonato Frota Filho, para pedir auxílio na elaboração e execução dos projetos, visando ao desenvolvimento da infraestrutura, essencial por conta da impantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio. “É necessário infraestrutura para receber o Comperj. Temos projetos, mas precisamos de orientação, para que eles não fiquem emperrados na Caixa Econômica”, afirmou o prefeito de Rio Bonito, José Luis Antunes.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da construção do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) em Itaboraí. ” Não tínhamos mais onde colocar o nosso lixo, imagina como ficaria com o desenvolvimento cada vez maior do Conleste. O CTR é um progresso de 20 anos para todos nós, um avanço extraordinário para a nossa região”, afirmou Soares.