sábado, 22 de maio de 2010

Desfile cívico reúne 10 mil pessoas no Centro de Itaboraí

A cidade do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) está completando neste sábado, 22 de maio, 177 anos de emancipação política – administrativa. E para abrir a festa, o tradicional desfile cívico reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Itaboraí.


Com o tema “Itaboraí mostra suas escolas”, 31 instituições públicas e particulares se apresentaram, reunindo cinco mil alunos que alertaram a população para questões como preservação do meio ambiente, reciclagem, globalização, novas tecnologias, hábitos de higiene e alimentação balanceada. A importância da leitura para a formação do cidadão foi destacada através de estudantes caracterizados de personagens de clássicos infantis, como a Emília do "Sítio do Pica Pau Amarelo", obra de Monteiro Lobato.


Estudantes, escola por escola, apresentaram seus projetos desenvolvidos nas unidades. São programas sociais, digitais e ainda para inclusão dos alunos com necessidades especiais, que também se apresentaram no desfile. Um momento chamou a atenção de quem assistia ao evento. Idosos do Projeto Conviver deram um show de dança, auto-estima e disposição.


Para o prefeito Sérgio Soares a maior satisfação foi ver, mais uma vez, a população prestigiar o desfile. "O mais importante é ver esse povo reunido, vibrando e festejando o aniversário de nossa cidade. É emocionante vê-los fazendo parte da história de Itaboraí. Agradeço pelas homenagens que aqui recebi. Amo muito esse povo, é um prazer comemorar também meu aniversário junto com essas pessoas que merecem todo meu respeito”, disse emocionado.


Além do prefeito Sérgio Soares, marcaram presença os deputados federais Neilton Mulim e Leonardo Picciani; estaduais, Álvaro Magalhães e Eduardo Cunha, vereadores e secretários municipais. “Que festa animada, é bom ver crianças dedicadas. Itaboraí está de parabéns pelo seu aniversário. Não poderia deixar de prestigiar esta comemoração”, disse Eduardo Cunha.


A programação especial de aniversário segue até domingo, 23/05. Hoje, a partir das 20h, shows de Pique Novo, Tá na Mente, MC Naldo e DJ Brinquinho. O locutor Tino Júnior e a equipe de promoção da rádio Beat 98 comandam a festa. Amanhã, apresentações de cantores sertanejos. A noite começa às 20h com Danilo Reis, e às 22h o palco recebe Anderson e Emerson.