Moradores de Itaboraí podem se inscrever para as aulas de teatro gratuitas, oferecidas no Teatro Municipal João Caetano. Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades acontecem toda quarta-feira, às 18h, coordenadas pelo professor Mário Lemos, diretor do teatro.
Atualmente, o curso possui 240 alunos, divididos em seis turmas. Os estudantes são de diversos bairros, tem idades variadas e muitos sonhos, como é o caso de Kailany Alencar, de 7 anos, que deseja se tornar uma atriz profissional, e Fernando Fernandes, 54, integrante do elenco de apoio da novela “Ribeirão do Tempo”, exibida pela Rede Record.
“Esta é uma grande oportunidade para quem deseja se tornar ator. Itaboraí não é mais a terra da laranja, é a cidade do petróleo e tem que estar preparada para este crescimento. A cultura faz parte do desenvolvimento de qualquer grande cidade. Ver que o prefeito Sérgio Soares está preocupado com a cultura e dando oportunidade para que o povo possa fazer arte é fantástico”, afirma Fernando.
O curso teve início em março passado e já rende os primeiros frutos. Os alunos Caroline Codeço, Mari Jardim, Jéssica Pereira e José Vicente criaram a peça “A Revolta do Mágico de Oz”, que será apresentada no dia 18 de junho, no projeto “A Escola Vai ao Teatro”.
“Estávamos conversando durante a aula e tivemos a idéia de escrever a nossa peça, aí nasceu A revolta do Mágico de Oz. Mostramos o texto ao Mário, ele gostou e propôs que a gente apresentasse para os alunos que vão visitar o teatro. Esse reconhecimento é bem legal, nos dá motivação”, diz Mari Jardim.
O curso de teatro dura cinco meses. Os alunos têm direito a um certificado e participam da montagem de um espetáculo. De acordo com Mário Lemos, o curso tem superado as expectativas, tanto que em agosto deverão ser abertas novas turmas.
O Teatro Municipal João Caetano fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro.
Para se inscrever é necessário levar documento de identificação e comprovante de residência.