Uma economia de R$ 160 mil para a Prefeitura de Itaboraí. É o que representa o BrOffice.org, software que está sendo implantado no município. Um curso para os funcionários se aperfeiçoarem na nova tecnologia teve aula inaugural com a presença da secretária de Fazenda, Therezinha Freitas, e do diretor financeiro do programa, Jean Paul Olivier.
"O BrOffice.org é um software livre, de fácil acesso e de graça. Será uma economia enorme para a Prefeitura. Precisamos buscar novos meios de tecnologia e o BrOffice.org é um ótimo começo”, destaca a secretária de Fazenda.
Por ser um programa livre, não será necessária a compra da licença, com isso a Prefeitura economizará mais de R$ 160 mil que seriam gastos se fosse adquirir novas licenças para 200 computadores.
“Precisamos reestruturar a prefeitura, em breve teremos mais 166 novos computadores , além de uma rede de fibra ótica que irá interligar todas as secretarias”, diz Therezinha Freitas.
Nas primeiras quatro semanas será ministrado o curso básico, e na última semana o curso avançado destinado aos engenheiros e analistas. A implantação do BrOffice.org será muito importante para que os funcionários utilizem melhor as ferramentas, com isso poderão melhor servir os contribuintes. “As pessoas precisam ter um conhecimento melhor para os problemas do dia a dia, porque quando não conhecemos bem as ferramentas que temos, a chance de erro é maior”, afirma o diretor financeiro Jean Paul Olivier.