quinta-feira, 11 de março de 2010

Vila Brasil tem semana de saúde da mulher

A unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), no bairro Vila Brasil, em Itaboraí está comemorando a semana da mulher com uma programação voltada para as moradoras do local. Durante toda a semana acontecem eventos sobre a saúde feminina. Hoje (09.03) foi realizada uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e preventivo.
Os temas foram apresentados pela auxiliar de enfermagem, Adriana Ivina da Silva e pela agente comunitária de saúde, Odete Gomes de Souza Cordeiro. O principal alerta foi sobre o câncer do colo do útero que atinge mulheres de todas as idades. Segundo Odete, a partir dos 18 anos já deve ser feito o exame para detecção da doença uma vez por ano.“Este exame é muito importante, todas as mulheres devem fazer, uma vez por ano até mesmo quem não tem uma vida sexual ativa. Até jovens solteiras podem desenvolver a doença. Esta palestra hoje foi de grande importância para conscientizar e tirar dúvidas sobre o câncer do colo do útero”, afirmou. Cerca de 40 mulheres da comunidade participaram do evento. Depois da palestra as moradoras ainda puderam realizar o exame preventivo. Houve ainda, distribuição de preservativos, escova e pasta de dente.
De acordo com a diretora da unidade, Josiane Assis, a informação por meio de explicações e palestras é muito produtiva. “O PSF não é apenas um local para atendimento médico. Nosso dever é promover a saúde na nossa região e saúde não é apenas consulta é também informação para a população, é tirar as dúvidas quando surgirem”, acrescentou.Nesta quarta-feira haverá uma palestra sobre planejamento familiar e conhecimento de métodos contraceptivos; na quinta-feira, o evento será sobre a saúde da mama – como prevenir o câncer de mama; Na sexta-feira será o dia da palestra sobre DST e Aids.