segunda-feira, 22 de março de 2010

Censo estuda crescimento do comércio de Itaboraí

Tendo em vista as transformações que vêm ocorrendo no município, a Prefeitura de Itaboraí, juntamente com o Sebrae e a Petrobras, apresentou na manhã desta segunda-feira, 22 de março, o Primeiro Censo Empresarial para os micro empreendedores locais.

Segundo estudo realizado entre os meses de abril e dezembro de 2009, com 1808 empresas, Itaboraí registrou, em curto espaço de tempo, um aumento de empresas que migraram para o município. Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas locais necessitam de uma maior capacitação em vendas, atendimento ao cliente, administração, informática e marketing para melhorar sua atuação no mercado.


“O objetivo maior enquanto Sebrae é desenvolver a criação de um ambiente favorável e um programa de capacitação em nível empresarial e traçar uma linha de plano estratégico. Temos que nos preparar para o empreendimento de 8,4 bilhões que vamos receber. Ao mesmo tempo que chega todo esse dinheiro, vão chegar também os problemas. Posso dar como exemplo o município de Macaé, onde 93% das pessoas que operavam o sistema eram trabalhadores de fora, vindos de outros municípios. E isso é o que não queremos para Itaboraí. Por isso, precisamos nos preparar um novo cenário para Itaboraí”, explicou o gerente regional de articulação do Sebrae da Região Leste Fluminense, Américo Dinis, alertando aos micro empresários sobre o pequeno impacto que Itaboraí já sofre com a chegada de grandes marcas.


A partir desse cenário, foi feito um convênio para desenvolver um plano de trabalho com foco empresarial. O objetivo é identificar e mostrar aos pequenos empresários locais o que seriam as oportunidades, as ameaças e como poderiam se adequar a atual situação.


A pesquisa apontou que o mercado municipal hoje está recebendo empresas de outros municípios e estados que já estão migrando para Itaboraí e procurando os órgãos oficiais para a legalização. Junto com isso, um crescente número populacional vem aparecendo e, como consequência, problemas e uma demanda maior pelos serviços.


Prova disso são os números registrados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo entre os meses de novembro e dezembro, quando 190 novas empresas foram criadas.


“Itaboraí tem mostrado um ambiente favorável para essas empresas e devemos pensar se temos uma estrutura para atender toda esta demanda. Devemos alertar para nossa mão de obra local. Se essas empresas não encontram profissionais dentro do município, vão trazer pessoas de fora. E não queremos que alguém de fora ocupe o lugar que é do nosso povo”, disse Dinis.


Os números apontam ainda que 64,7% do mercado do município é formado por comércio e 22% de serviços. O avanço das empresas é melhor representado quando mostrado em números. De 64,7% das empresas do comércio, 31,9% atuam recentemente entre 1 e 5 anos no mercado. A situação de empregabilidade aparece com 87,3% das empresas que possuem de 0 a 100 funcionários.


Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, é muito importante investir na qualificação da população.


“Desde cedo estamos investindo na capacitação de mão de obra local para minimizar os impactos do Comperj. Minimizar o desemprego e mudar esse estigma que Itaboraí é uma cidade dormitório, que nos agride muito. Temos que mudar esta realidade. É missão de todos nós. As pessoas em geral perguntam o que o governo pode fazer por mim. O governo deve fazer muita coisa, mas nós também devemos fazer por nós mesmos. Por isso, precisamos dar as mãos, trabalharmos em conjunto. Poder público, iniciativa privada e população”, disse Guimarães.


O evento contou com a presença de secretários de Indústria de outros municípios, representantes da Caixa Econômica, HSBC, entre outras autoridades do cenário da produção de empregos.


“Cabe a nós estudarmos a melhor forma de preparar o município para todas estas mudanças. Devemos estar junto à população neste momento. Nossos micro empresários precisam se legalizar. Não podemos deixar que fiquem na informalidade, vocês precisam participar deste grande movimento que a prefeitura está fazendo”, disse a secretária de Fazenda de Itaboraí, Terezinha Freitas, com relação a Lei do Empreendedor individual aplicada no município, que permite aos micro empresários a retirada do seu alvará em até 48 horas.


“Nós empresários antigos de Itaboraí precisamos nos unir cada vez mais. O que ainda está faltando é a união dentro do município. Nossos concorrentes são parceiros e não inimigos,” disse o micro-empresário, João Batista, que há 12 anos trabalha no município.


Prefeitura capacitando os empresários locais


Desde o início de 2009, a Prefeitura de Itaboraí vem investindo na capacitação de jovens, adultos e ainda micro-empresários locais. São diversos cursos, entre eles línguas e informática.

“Hoje atendemos a 2131 alunos com aulas de inglês, espanhol, informática e língua portuguesa em nosso centro de capacitação, tudo gratuito. Demos todos os incentivos, aprovamos a Lei da Micro e Pequena Empresa, damos descontos para a abertura do negócio, alvará gratuito e uma série de outras ventagens,” disse Ricardo Guimarães.