quarta-feira, 24 de março de 2010

Brasil Livre da Tuberculose


O QUE É TUBERCULOSE?

É uma doença causada por um micróbio chamado Bacilo de Koch.

A forma mais comum da doença é a tuberculose pulmonar, mas outros órgãos podem ser atingidos. A tuberculose tem cura, desde que o tratamento seja feito até o final.


COMO A DOENÇA SE MANIFESTA?

As principais manifestações da tuberculose são:

• Tosse por mais de 3 semanas, com ou sem catarro.

• febre baixa, geralmente à tarde

• suor noturno

• falta de apetite

• perda de peso

• cansaço fácil

• fraqueza

• dor no peito


COMO SE DESCOBRE A DOENÇA?

O bacilo causador da doença é encontrado no catarro da pessoa doente, através de um exame chamado de baciloscopia do escarro. O exame é fácil de se fazer e seguro.

Toda a família do doente e as pessoas próximas devem ser examinadas também, porque quando se descobre a doença, essas pessoas já foram expostas ao risco de se infectar e adoecer.

Por isso, é tão importante que as pessoas saibam reconhecer as manifestações da doença e procurem o serviço de saúde o mais rápido possível.


COMO SE PEGA TUBERCULOSE?

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, pela respiração, quando alguém doente tosse, fala ou espirra. Os bacilos são lançados no ar e outra pessoa respira esse ar contaminado.

Não se pega tuberculose usando os mesmos pratos, talheres, roupas de cama, toalhas e vaso sanitário que a pessoa doente usa.

E também não se pega pela saliva, sangue ou secreções sexuais. Ou seja, beijo, abraço e sexo não oferecem risco, desde que se tome alguns cuidados:

• Procure saber se ela está seguindo as recomendações médicas. Após 15 a 30 dias de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença.

• Lembre ao doente que ele tem que cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.

• Mantenha a casa bem arejada. O vento e a luz do sol ajudam a eliminar os bacilos.


COMO SE DÁ O TRATAMENTO?

Em geral, o tratamento dura seis meses. O tratamento, inclusive os remédios, são oferecidos pela rede pública de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda que o tratamento seja supervisionado. Desta forma, uma pessoa preparada observa o paciente tomando/engolindo os remédios e o ajuda a completar o tratamento de forma correta, seja no serviço de saúde, em casa, no trabalho ou outro lugar apropriado.

Durante o tratamento, dependendo do seu estado geral de saúde, a pessoa pode voltar a trabalhar e levar uma vida normal. Somente em casos graves o paciente precisa de internação.


Faça o catavento girar espalhando informação

A tuberculose é uma das enfermidades mais antigas que a gente conhece.

Já foram encontrados sinais de tuberculose em múmias que têm mais de cinco mil anos! Tão antigas quanto a tuberculose, são as idéias erradas sobre ela.

Até hoje, as vítimas da tuberculose são tratadas com preconceito e sofrem com o estigma. Muitas pessoas evitam o contato com quem teve a doença, porque não acreditam que a tuberculose tem cura.

Ou não sabem que, depois de iniciado o tratamento, o risco de contágio desaparece. Não se deve ter medo, nem isolar a pessoa doente. Basta saber como se proteger e tomar os cuidados necessários.


Por isso, a prevenção contra a tuberculose começa pela informação.

Quanto mais cedo se descobre a doença, mais fácil é o tratamento e menor a possibilidade de

infectar outras pessoas.

A tuberculose se agrava quando as pessoas não procuram o serviço de saúde para saber o motivo da sua tosse.

A promoção do bem-estar da população também ajuda na prevenção.

Lugares aglomerados, sem ventilação e com pouca luz do sol favorecem a multiplicação e transmissão dos micróbios causadores da doença. Por isso, o controle da tuberculose

depende também de melhores condições de vida e de moradia.


A luz do sol e ambientes ventilados fazem bem à saúde de todos.

Quando o catavento gira, a tuberculose perde sua força.

O Fundo Global Tuberculose Brasil é um projeto financiado pelo Global Fund, com recursos doados por pessoas, governos e empresas do mundo inteiro. No Brasil, o Fundo Global atua em 57 municípios que concentram 45% dos casos, visando à aceleração das metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose, do Ministério da Saúde, e, ao mesmo tempo, dar início a novas atividades para a melhoria da cobertura do Tratamento Supervisionado/DOTS e à conseqüente redução de incidência, prevalência e mortalidade em virtude da doença.