quinta-feira, 18 de março de 2010

Itaboraí assina convênio com a Uerj

O prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, através das Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e Meio Ambiente, assinou convênio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), para gestão conjunta do Parque Paleontológico de São José.

A assinatura do convênio visa a regularização da área, possibilitando assim a continuação dos estudos científicos desenvolvidos pela universidade, de forma que os resultados destas pesquisas sejam compartilhados com o município e, posteriormente, divulgados para a população. Com o convênio, o município irá definir, em parceria com a Uerj, as prioridades para aplicação dos recursos que serão utilizados na implementação do parque.

O Parque Paleontológico de São José se destaca como um dos importantes sítios arqueológicos do Brasil, devido a sua riqueza fossilífera, onde foram encontrados restos de animais e vegetais de origem continental, que se desenvolveram há aproximadamente 60 milhões de anos, sendo assim objeto de estudo de pesquisadores de todo o mundo.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, o Parque Paleontológico de São José é um patrimônio cultural que deve ser valorizado, pois ele produz cultura e entretenimento. “Esta é mais uma ação da administração municipal, no sentido de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável nas diversas regiões do município, além de resgatar o acesso à cultura a ao entretenimento para a papulação”, afirmou Guimarães.