segunda-feira, 22 de março de 2010

Saúde faz 8ª Conferência Municipal de Saúde

Nesta sexta-feira teve início a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Itaboraí. Com o tema 20 anos do SUS: Rumo à Cidade Saudável, o encontro, que durou três dias, debateu alternativas para melhorar a saúde no município. De acordo com o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, estas conferências são de suma importância para a cidade, sobretudo, para que sejam produzidas novas práticas e idéias que contribuam para uma saúde melhor no município.

“Itaboraí hoje está num processo de mudança, com isso temos que pensar mais no nosso futuro para que tenhamos uma população cada dia mais saudável”, afirmou.
Para o secretário de Saúde, André Alonso, com a chegada do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) algumas posturas não podem mais continuar.

“Antigamente, quando havia um buraco, nós colocávamos um pouco de saibro e prosseguíamos. Agora estamos diante de uma grande rodovia com cinco pistas para cada lado e já não há mais como continuarmos com as velhas estruturas. Em breve, Itaboraí se tornará o segundo município do Estado em arrecadação e a saúde deve estar à altura deste feito”, afirmou o secretário.
Durante os três dias de evento, várias propostas de melhorias foram criadas, debatidas e votadas.

Entre as aprovadas estão: o fechamento ao trânsito da Rua Fidélis Alves, no Centro; realização de atividades físicas regulares para idosos e pacientes com problemas crônicos de saúde como diabéticos e hipertensos nas praças da cidade e a disponibilização de transporte público que tenha a Secretaria de Saúde como ponto final.

Ao fim da convenção foram eleitas as entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde. Cada uma delas escolherá um membro que irá representá-la. As escolhidas foram: Associação de Moradores do Gebara, Federação de Associações de Moradores de Itaboraí (FAMI), Arcomsita, Associação de Moradores do Conjunto Residencial Marambaia, Associação Comunitária Visconde de Itaboraí, Instituto Social Araújo, Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Sindicato de Trabalhadores Rurais de Itaboraí.