quarta-feira, 24 de março de 2010
Brasil Livre da Tuberculose
Brasil Livre da Tuberculose
É uma doença causada por um micróbio chamado Bacilo de Koch.
A forma mais comum da doença é a tuberculose pulmonar, mas outros órgãos podem ser atingidos. A tuberculose tem cura, desde que o tratamento seja feito até o final.
COMO A DOENÇA SE MANIFESTA?
As principais manifestações da tuberculose são:
• Tosse por mais de 3 semanas, com ou sem catarro.
• febre baixa, geralmente à tarde
• suor noturno
• falta de apetite
• perda de peso
• cansaço fácil
• fraqueza
• dor no peito
COMO SE DESCOBRE A DOENÇA?
O bacilo causador da doença é encontrado no catarro da pessoa doente, através de um exame chamado de baciloscopia do escarro. O exame é fácil de se fazer e seguro.
Toda a família do doente e as pessoas próximas devem ser examinadas também, porque quando se descobre a doença, essas pessoas já foram expostas ao risco de se infectar e adoecer.
Por isso, é tão importante que as pessoas saibam reconhecer as manifestações da doença e procurem o serviço de saúde o mais rápido possível.
COMO SE PEGA TUBERCULOSE?
A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, pela respiração, quando alguém doente tosse, fala ou espirra. Os bacilos são lançados no ar e outra pessoa respira esse ar contaminado.
Não se pega tuberculose usando os mesmos pratos, talheres, roupas de cama, toalhas e vaso sanitário que a pessoa doente usa.
E também não se pega pela saliva, sangue ou secreções sexuais. Ou seja, beijo, abraço e sexo não oferecem risco, desde que se tome alguns cuidados:
• Procure saber se ela está seguindo as recomendações médicas. Após 15 a 30 dias de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença.
• Lembre ao doente que ele tem que cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.
• Mantenha a casa bem arejada. O vento e a luz do sol ajudam a eliminar os bacilos.
COMO SE DÁ O TRATAMENTO?
Em geral, o tratamento dura seis meses. O tratamento, inclusive os remédios, são oferecidos pela rede pública de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda que o tratamento seja supervisionado. Desta forma, uma pessoa preparada observa o paciente tomando/engolindo os remédios e o ajuda a completar o tratamento de forma correta, seja no serviço de saúde, em casa, no trabalho ou outro lugar apropriado.
Durante o tratamento, dependendo do seu estado geral de saúde, a pessoa pode voltar a trabalhar e levar uma vida normal. Somente em casos graves o paciente precisa de internação.
Faça o catavento girar espalhando informação
Já foram encontrados sinais de tuberculose em múmias que têm mais de cinco mil anos! Tão antigas quanto a tuberculose, são as idéias erradas sobre ela.
Até hoje, as vítimas da tuberculose são tratadas com preconceito e sofrem com o estigma. Muitas pessoas evitam o contato com quem teve a doença, porque não acreditam que a tuberculose tem cura.
Ou não sabem que, depois de iniciado o tratamento, o risco de contágio desaparece. Não se deve ter medo, nem isolar a pessoa doente. Basta saber como se proteger e tomar os cuidados necessários.
Por isso, a prevenção contra a tuberculose começa pela informação.
Quanto mais cedo se descobre a doença, mais fácil é o tratamento e menor a possibilidade de
infectar outras pessoas.
A tuberculose se agrava quando as pessoas não procuram o serviço de saúde para saber o motivo da sua tosse.
A promoção do bem-estar da população também ajuda na prevenção.
Lugares aglomerados, sem ventilação e com pouca luz do sol favorecem a multiplicação e transmissão dos micróbios causadores da doença. Por isso, o controle da tuberculose
depende também de melhores condições de vida e de moradia.
A luz do sol e ambientes ventilados fazem bem à saúde de todos.
Quando o catavento gira, a tuberculose perde sua força.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Saúde faz 8ª Conferência Municipal de Saúde
Para o secretário de Saúde, André Alonso, com a chegada do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) algumas posturas não podem mais continuar.
“Antigamente, quando havia um buraco, nós colocávamos um pouco de saibro e prosseguíamos. Agora estamos diante de uma grande rodovia com cinco pistas para cada lado e já não há mais como continuarmos com as velhas estruturas. Em breve, Itaboraí se tornará o segundo município do Estado em arrecadação e a saúde deve estar à altura deste feito”, afirmou o secretário.
Durante os três dias de evento, várias propostas de melhorias foram criadas, debatidas e votadas.
Entre as aprovadas estão: o fechamento ao trânsito da Rua Fidélis Alves, no Centro; realização de atividades físicas regulares para idosos e pacientes com problemas crônicos de saúde como diabéticos e hipertensos nas praças da cidade e a disponibilização de transporte público que tenha a Secretaria de Saúde como ponto final.
Ao fim da convenção foram eleitas as entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde. Cada uma delas escolherá um membro que irá representá-la. As escolhidas foram: Associação de Moradores do Gebara, Federação de Associações de Moradores de Itaboraí (FAMI), Arcomsita, Associação de Moradores do Conjunto Residencial Marambaia, Associação Comunitária Visconde de Itaboraí, Instituto Social Araújo, Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Sindicato de Trabalhadores Rurais de Itaboraí.
ADI vence no Alzirão
No último domingo, (21/03), a equipe itaboraiense recebeu no Estádio Municipal do Alzirão o bicho papão do grupo B, o São João da Barra. A equipe visitante veio bem representada por dezenas de torcedores super empolgados, o que não duraria os 90 minutos de jogo.
Depois de um primeiro tempo morno, sem muito a destacar, a equipe voltou com Robinho em campo e com menos de um minuto a equipe já demonstrava que o jogo seria outro. Com dois passes do camisa 17, o ADI venceu por 2 X 0, gols de Rodrigo e Felipe, que levaram a torcida local ao delírio, e gritavam: “O, o ADI voltou!”, no primeiro jogo na cidade com portões abertos, lotou.
Destaque também para o camisa 7 da Associação Desportiva Itaboraí, Jonathan, que deu show de habilidade e agilidade nos 90 minutos. O próximo jogo será contra o Canto do Rio em Rio Bonito, no estádio do Castelo, domingo (28/03) às 15h30min.
Com o resultado, o ADI é líder isolado do grupo B com 9 pontos, seguido pelo São João da Barra, que tem 3 pontos, mas um jogo a menos. A zaga continua mandando bem, nenhum gol sofrido.
Sérgio Soares anuncia início de obras em Cabuçu
Mais de 300 pessoas se reuniram para ouvir do prefeito o anúncio, graças a um trabalho junto ao Governo Federal, que liberou R$11 milhões para a realização do projeto. A obra será dividida em três trechos, somando 6km e meio de asfalto. O primeiro trecho será o da estrada que liga Cabuçu ao Largo da Idéia (divisa com o município de São Gonçalo), com 1.521 km de asfalto. O segundo será de Cabuçu a São José, cuja distância é de 2.473 km. E o último trecho será de São José à Serrinha, completando os 2.135 km restantes. A previsão de término de toda a obra é de nove meses.
O prefeito Sérgio Soares, emocionado, declarou ser um dos momentos mais especiais de sua vida pública, por se tratar do bairro onde cresceu, onde teve toda sua formação moral, e de onde só saiu aos 20 anos para cursar a universidade. Lembrou que o recurso para a realização da tão sonhada obra é fruto de um trabalho conjunto com os vereadores e outras lideranças políticas de Itaboraí.
“Antes mesmo de ser eleito em 2008 trabalhei para reunir forças políticas para trazer recursos para o nosso município. Porque entendo que fazer política não é somente ganhar eleição, mas acima de tudo buscar maneiras de realizar não um sonho, mas o que é de direito do cidadão itaboraiense. Trabalharei sempre em prol do crescimento e da qualidade de vida do nosso município”, disse o prefeito.
O vice-prefeito Rafael Vitorino também rendeu suas homenagens ao prefeito e a todos os moradores de Cabuçu. “É muito gratificante fazer parte de um governo como este, pois vejo o esforço e a vontade de realização de Sérgio Soares”, comentou.
Ao lado do prefeito estavam os vereadores Deoclécio Machado, Carlinhos da Farmácia e Waldir Batista. Este último destacou que todas as promessas feitas em campanha pelo então chefe do Executivo estão sendo realizadas. Além da obra de pavimentação, já foram inauguradas creches, o transporte chegou ao Largo São Sebastião, além do centro de fisioterapia, que atualmente atende 400 pessoas por semana. “Nossa dignidade está nesta estrada mal tratada e abandonada há tantos anos. Acredito e tenho orgulho de ser vereador com Sérgio Soares, porque através dele estou vendo nossos ideais tronarem-se realidade”, exaltou Waldir Batista.
Ao som da banda Irmãos Liandro, que animou a noite dos moradores de Cabuçu, o prefeito, num ato simbólico, subiu e acionou a retroescavadeira que daqui para frente vai figurar no cotidiano dos moradores do bairro. Também participaram da festa secretários, vereadores e outras lideranças políticas de Itaboraí.
Censo estuda crescimento do comércio de Itaboraí
Segundo estudo realizado entre os meses de abril e dezembro de 2009, com 1808 empresas, Itaboraí registrou, em curto espaço de tempo, um aumento de empresas que migraram para o município. Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas locais necessitam de uma maior capacitação em vendas, atendimento ao cliente, administração, informática e marketing para melhorar sua atuação no mercado.
“O objetivo maior enquanto Sebrae é desenvolver a criação de um ambiente favorável e um programa de capacitação em nível empresarial e traçar uma linha de plano estratégico. Temos que nos preparar para o empreendimento de 8,4 bilhões que vamos receber. Ao mesmo tempo que chega todo esse dinheiro, vão chegar também os problemas. Posso dar como exemplo o município de Macaé, onde 93% das pessoas que operavam o sistema eram trabalhadores de fora, vindos de outros municípios. E isso é o que não queremos para Itaboraí. Por isso, precisamos nos preparar um novo cenário para Itaboraí”, explicou o gerente regional de articulação do Sebrae da Região Leste Fluminense, Américo Dinis, alertando aos micro empresários sobre o pequeno impacto que Itaboraí já sofre com a chegada de grandes marcas.
A partir desse cenário, foi feito um convênio para desenvolver um plano de trabalho com foco empresarial. O objetivo é identificar e mostrar aos pequenos empresários locais o que seriam as oportunidades, as ameaças e como poderiam se adequar a atual situação.
A pesquisa apontou que o mercado municipal hoje está recebendo empresas de outros municípios e estados que já estão migrando para Itaboraí e procurando os órgãos oficiais para a legalização. Junto com isso, um crescente número populacional vem aparecendo e, como consequência, problemas e uma demanda maior pelos serviços.
Prova disso são os números registrados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo entre os meses de novembro e dezembro, quando 190 novas empresas foram criadas.
“Itaboraí tem mostrado um ambiente favorável para essas empresas e devemos pensar se temos uma estrutura para atender toda esta demanda. Devemos alertar para nossa mão de obra local. Se essas empresas não encontram profissionais dentro do município, vão trazer pessoas de fora. E não queremos que alguém de fora ocupe o lugar que é do nosso povo”, disse Dinis.
Os números apontam ainda que 64,7% do mercado do município é formado por comércio e 22% de serviços. O avanço das empresas é melhor representado quando mostrado em números. De 64,7% das empresas do comércio, 31,9% atuam recentemente entre 1 e 5 anos no mercado. A situação de empregabilidade aparece com 87,3% das empresas que possuem de 0 a 100 funcionários.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, é muito importante investir na qualificação da população.
“Desde cedo estamos investindo na capacitação de mão de obra local para minimizar os impactos do Comperj. Minimizar o desemprego e mudar esse estigma que Itaboraí é uma cidade dormitório, que nos agride muito. Temos que mudar esta realidade. É missão de todos nós. As pessoas em geral perguntam o que o governo pode fazer por mim. O governo deve fazer muita coisa, mas nós também devemos fazer por nós mesmos. Por isso, precisamos dar as mãos, trabalharmos em conjunto. Poder público, iniciativa privada e população”, disse Guimarães.
O evento contou com a presença de secretários de Indústria de outros municípios, representantes da Caixa Econômica, HSBC, entre outras autoridades do cenário da produção de empregos.
“Cabe a nós estudarmos a melhor forma de preparar o município para todas estas mudanças. Devemos estar junto à população neste momento. Nossos micro empresários precisam se legalizar. Não podemos deixar que fiquem na informalidade, vocês precisam participar deste grande movimento que a prefeitura está fazendo”, disse a secretária de Fazenda de Itaboraí, Terezinha Freitas, com relação a Lei do Empreendedor individual aplicada no município, que permite aos micro empresários a retirada do seu alvará em até 48 horas.
“Nós empresários antigos de Itaboraí precisamos nos unir cada vez mais. O que ainda está faltando é a união dentro do município. Nossos concorrentes são parceiros e não inimigos,” disse o micro-empresário, João Batista, que há 12 anos trabalha no município.
Prefeitura capacitando os empresários locais
Desde o início de 2009, a Prefeitura de Itaboraí vem investindo na capacitação de jovens, adultos e ainda micro-empresários locais. São diversos cursos, entre eles línguas e informática.
“Hoje atendemos a 2131 alunos com aulas de inglês, espanhol, informática e língua portuguesa em nosso centro de capacitação, tudo gratuito. Demos todos os incentivos, aprovamos a Lei da Micro e Pequena Empresa, damos descontos para a abertura do negócio, alvará gratuito e uma série de outras ventagens,” disse Ricardo Guimarães.
Itaboraí promove seminário para Reelaboração do Projeto Político Pedagógico
O evento reuniu cerca de 400 profissionais da educação, dentre diretores, orientadores pedagógicos e educacionais, psicólogos, secretários escolares, professores e equipe da secretaria. A mesa de trabalho foi composta pela secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, pela subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Mendes da Silva Freitas e pelos demais subsecretários da Semec, além do vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, professor José Leão Menezes Filho; da diretora geral da E.M. Guilherme de Miranda Saraiva, professora Marlene Barbosa, representando as escolas municipais e o vice prefeito, Rafael Vitorino.
A secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, ressaltou a importância do Projeto Político Pedagógico construído pelo coletivo da rede, almejando uma educação de excelência com foco principal no aluno.
Dadas as primeiras diretrizes, cada escola tem agora o “dever de casa” de construir suas propostas para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da Rede Municipal de Itaboraí. O calendário de ações já foi definido.
Educação de Jovens e Adultos começa nesta terça-feira
Outra escola que receberá o EJA é a Escola Municipal José Ferreira, que fica na Estrada do Contorno, BR493 km 2,5, em Parque Aurora, Itambi. Nesta, a aula inaugural será quinta-feira, dia 25 de março, também às 18h. Serão formadas duas turmas com uma média de 40 alunos cada, restando ainda algumas vagas a serem preenchidas. Para mais informações o telefone da Secretaria de Educação e Cultura é 3639-1209.
Hino Municipal de Itaboraí
Pedra Bonita, foi assim que te chamaram
Certa vez em Guarani
Terra bendita, é assim que hoje te
chamo minha Itaboraí
Tens uma porta aberta para o mar
És a janela do nosso país
Quem vem de longe aprende a te amar
Quem nasce aqui é a tua raíz
Com a argila do teu solo
O calor do teu colo
E o suor do teu povo
Vamos seguir com firmeza
E ajudar com certeza
A construir um mundo novo
És um eterno poema
Que tem como tema a felicidade
Escrito pelo criador, que te transformou nesta bela cidade (Bis)
Teus laranjais, teus imortais
A tua história é um hino de amor
És a própria paz, porque sempre estás nas mãos de nosso Senhor (Bis)
Itaboraí, Itaboraí!
sexta-feira, 19 de março de 2010
quinta-feira, 18 de março de 2010
Itaboraí assina convênio com a Uerj
A assinatura do convênio visa a regularização da área, possibilitando assim a continuação dos estudos científicos desenvolvidos pela universidade, de forma que os resultados destas pesquisas sejam compartilhados com o município e, posteriormente, divulgados para a população. Com o convênio, o município irá definir, em parceria com a Uerj, as prioridades para aplicação dos recursos que serão utilizados na implementação do parque.
O Parque Paleontológico de São José se destaca como um dos importantes sítios arqueológicos do Brasil, devido a sua riqueza fossilífera, onde foram encontrados restos de animais e vegetais de origem continental, que se desenvolveram há aproximadamente 60 milhões de anos, sendo assim objeto de estudo de pesquisadores de todo o mundo.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, o Parque Paleontológico de São José é um patrimônio cultural que deve ser valorizado, pois ele produz cultura e entretenimento. “Esta é mais uma ação da administração municipal, no sentido de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável nas diversas regiões do município, além de resgatar o acesso à cultura a ao entretenimento para a papulação”, afirmou Guimarães.
Itaboraí realiza Conferência de Saúde
PROGRAMAÇÃO:
19/03/2010
19h30 - Abertura Solene e Coquetel
20/03/2010
09h - A Cidade
10h - Violência
11h - O SUS
12h - Controle Social e Participação Popular
15h - Apresentação trabalhos
17h - Referendo propostas
21/03/2010
08h30 - Apresentação discussão e votação das propostas dos grupos de trabalho
10h30 -Eleição dos Conselheiros para o quadriênio 2010 a 2014
Itaboraí em defesa do Rio contra nova distribuição dos royalties
O prefeito da cidade, Sérgio Soares e o vice-prefeito, Rafael Vitorino comandaram o grupo de Itaboraí. Segundo o prefeito, a manifestação foi a melhor forma encontrada para mostrar a insatisfação de todos. “ Um estado como o Rio de Janeiro não pode ser tratado desse jeito. O congresso deve chegar a um consenso para resolver a situação da melhor maneira, e sem prejudicar o estado fluminense”, destacou Sérgio Soares.
Prefeitura de Itaboraí promove Oficina de Teatro
As aulas serão ministradas pelo professor Mário Lemos todas as sextas-feira, das 14h às 16h, no Teatro Municipal João Caetano, no Centro de Itaboraí.
“Este é um projeto que nós planejamos com muito carinho. Além do nosso público alvo, que são os alunos em formação de professores, estendemos para professores e pessoas interessadas”, disse o diretor artístico do teatro, Mário Lemos.
Para se inscrever é necessário comparecer das 8h às 17h, no Teatro Municipal João Caetano, Centro, com documento de identidade. Informações adicionais pelo telefone: 3639-2293.
Projovem Trabalhador com inscrições abertas em Itaboraí
As aulas terão início no mês de junho e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril, na própria secretaria. São vagas nas especialidades de alimentação (doces, salgados, confeitagem, doces em compotas e geleias); beleza e estética (maquiagem, manicure, pedicure, cabeleireiro); construção e reparos (eletricista predial, bombeiro hidráulico, pintor predial); metal mecânica (leitura e interpretação de desenho mecânico, lubrificação industrial, ajustagem mecânica); saúde (cuidador de idosos, baby siter); serviços domiciliares (jardinagem, reparador residencial); telemarketing (técnicas de informática para escritórios, telemarketing informatizado); informática, turismo e hospitalidade (garçom, copeiro, barman), e vestuário (corte, custura, bordadeira, reparador de roupas).
Os interessados devem ter entre 18 e 29 anos, estar cursando o ensino fundamental e ser morador do município.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí, Said Abrão, a ideia é que cada um dos oito distritos de Itaboraí possa ter um centro para que os cursos sejam aplicados e, assim, atender a população mais facilmente.
“Sabemos que muitos já trabalham de manhã e teriam que se deslocar de longe para estudar. Estamos fazendo um estudo junto ao Ministério do Trabalho para podermos implantar esses centros em todos os distritos.”, ressaltou Abrão.
As aulas vão acontecer em escolas da rede municipal. Os participantes ainda receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante os meses do curso, mediante comprovação de frequência.
Para as inscrições, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 09, Centro. Informações adicionais pelo telefone 3639-2051.
terça-feira, 16 de março de 2010
Itaboraí concorre ao prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
O Prêmio tem como objetivo estimular a administração pública dos municípios através de uma ação proativa de desenvolvimento social e econômico, além de tornar público os bons trabalhos realizados pelos gestores, servindo também de exemplo para os demais municípios. ]
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, Itaboraí já pode ser reconhecida entre as 20 melhores administrações públicas municipais do Estado do Rio de Janeiro, já que vários municípios com mais recursos financeiros não foram aprovados no concurso.
“Pela primeira vez, a administração de um prefeito de Itaboraí é selecionada pelo SEBRAE para concorrer ao prêmio, mostrando que criatividade, determinação e competência fazem a diferença”, afirmou o secretário.
Esporte para todas as idades em Itaboraí
“A meta é atender a todas as idades, pois toda a população precisa e merece ter esse tipo de atividade e disposição. Tanto física quanto psicologicamente o esporte é necessário, integra, e potencializa, explicou o ecretário de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra.
Confira abaixo os dias e horários das aulas:
Quadra do Areal:
Projeto MiniHand / terça-feira e quinta-feira das 8h às 9:30h, de 7 a 14 anos.
Voleibol SEMEL / quarta-feira e sexta-feira das 16h às 17h, de 10 a 17 anos.
Quadra da Rua 100:
Projeto Ginástica para Todos / quarta-feira e sexta-feira das 7h às 8h.
Projeto MiniHand / quarta-feira e sexta-feira das 8h às 9:30h, de 7 a 14 anos.
Ginásio de Manilha:
Projeto Ginástica para Todos / terça-feira e quinta feira das 7h às 8h.
Projeto MiniHand / quarta-feira e sexta-feira das 16h às 17:30h, de 7 a 14 anos.
Projeto Basquete do Futuro/ terça-feira e quinta feira das 8h às 9:30h, de 10 a 17 anos.
Quadra de São Joaquim:
Projeto Ginástica para Todos / segunda-feira e quarta-feira das 7h às 8h.
Projeto MiniHand / terça-feira e quinta-feira das 16h às 17:30h, de 7 a 14 anos.
Voleibol SEMEL / segunda-feira e quarta-feira das 8h às 9:30h, de 10 a 17 anos.
Itaboraí e Caixa firmam convênios
Para o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Raimundo Macedo, o município terá um grande apoio da instituição neste processo de desenvolvimento. “Itaboraí está recebendo uma obra de grande impacto e se faz necessário aumentar a infra-estrutura da cidade. Neste momento precisamos estar integrados. Não adianta oferecermos crédito imobiliário se não houver água. O trabalho em Itaboraí será conjunto, estamos de portas abertas para auxiliar este município em suas realizações”, afirmou Macedo.
Dentre os locais contemplados nos convênios estão: Reta Velha, Itambi, Centro e Manilha. Na lista das obras: a construção do Complexo Esportivo da Reta, recuperação urbanística de avenidas, instalação de sinalização turística, construção de unidades de saúde da família, qualificação social e profissional, pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário, aquisição de medicamentos e modernização do Estádio Municipal Alziro de Almeida.
De acordo com o prefeito Sérgio Soares, estes contratos trarão um grande benefício para os cidadãos de Itaboraí. “É com muita satisfação que estamos assinando estes convênios , com eles o nosso município só tem a crescer. Temos que governar todos juntos , se não for uma parceria que perde é a nossa população”, afirmou.
sexta-feira, 12 de março de 2010
Secretária recebe Moção de Louvor na Alerj
“É com muito carinho e muita luta que desenvolvemos esse trabalho em Itaboraí. Luta essa que não é só minha, tenho uma equipe que caminha junto comigo, são pessoas importantes. Sozinha eu não teria recebido esse prêmio hoje. Destaco também o trabalho da coordenadora do Centro de Referência, Jussara Florinda, que com muito carinho, sem medir esforços, me ajuda a desenvolver este trabalho. Vou levar para minha vida a homenagem.”, disse a Secretária, que no último ano, inaugurou em Itaboraí, no bairro Venda das Pedras, o Centro de Referência de Atendimento a Mulher - CRAM.
Mais uma escola atendida pelo EJA
O EJA é um projeto que tem o objetivo de resgatar a cidadania e melhorar a colocação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho, podendo a matrícula ser feita a partir dos 15 anos de idade.
O evento aconteceu nesta quinta-feira (11/03), na quadra poliesportiva da escola, e contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa, e de outras autoridades, além da banda municipal de Itaboraí, que abrilhantou o evento.
“Uma das grandes prioridades do governo de Sérgio Soares é acabar com o analfabetismo no município, por isso estamos implantando o EJA em vários pontos da cidade, dando oportunidade a todos”, ressaltou Sandra Saluci, coordenadora do EJA no município.
Foi um momento de muita emoção quando um aluno matriculado, Joseli da Silva, deu seu depoimento. “Eu estava passando em frente à escola e vi a faixa. Logo pensei, vou me matricular. Eu estava há 38 anos sem estudar, estou com muita força de vontade para continuar e vou convidar mais pessoas a se matricularem também.”, disse o estudante todo emocionado.
“ Agradeço a toda equipe, porque sem trabalho em conjunto não somos nada. Todos nós do governo estamos acreditando nesses alunos. Quero estar presente na formatura de vocês,” disse Rosana Rosa, secretária de Educação e Cultura.
Itaboraí oferece cursos gratuitos
A duração dos cursos é variável: Informática, 9 meses; Inglês e Espanhol, 2 anos, e TCE(oral e escrita) 1 ano, funcionando em dois turnos: manhã e tarde. Segundo a Coordenadora do Centro de Capacitação, Talita de Aguiar, a procura pelos cursos tem sido grande, principalmente pelos adultos.
“Hoje, a maioria dos nossos alunos são adultos, com idade a partir dos 30 anos. Percebemos que há um interesse nos alunos em aprender qualquer um destes cursos, tanto que as vagas para o curso de informática e TCE já estão esgotadas”, afirmou a coordenadora, acrescentando ainda que quem tiver interesse deve fazer a sua inscrição e esperar a abertura de novas turmas.
Na opinião do professor de informática, Filipe Garrit, a oportunidade oferecida aos moradores de Itaboraí não pode ser desperdiçada de maneira alguma. “Os cursos são de grande importância para a vida dos alunos, tanto para a sua formação profissional, quanto para inclusão digital dos idosos do nosso município”, disse Filipe.
Para se inscrever é preciso ter acima de 15 anos e comparecer ao Centro de Capacitação, que fica na Rua Dr. Pereira dos Santos, nº 10, sala 1, com os seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de residência do aluno ou responsável. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Mais informações pelo telefone 3639-2069.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Prefeitura apresenta Censo empresarial
A programação está marcada para ter início às 10h e dois mil micro-empresários estão sendo aguardados. O objetivo do evento é promover maior capacitação a esse empresariado, mostrando o diagnóstico de como o município se encontra, em meio a tantas mudanças e a maneira como esse empresariado deve se comportar.
O censo, realizado durante todo o ano de 2009, foi um trabalho inédito feito no município em que foram registrados, um a um, os comerciantes que não possuíam registro em Itaboraí.
De acordo com o estudo levantado, o município tinha 1500 microempresários em potencial, mas ainda na informalidade. O censo também diagnosticou que as áreas que hoje sofrem uma grande concentração são os centros de Itaboraí e Manilha, mas o resultado completo do censo será apresentado no encontro do dia 22/03.
Consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e da Petrobras, também apresentarão palestras sobre como aumentar sua lucratividade, superar metas e manter-se competitivo no mercado.
Segundo o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, vários cursos serão apresentados no dia do evento para o empreendedor do município.
“Nosso objetivo é ajudar o empreendedor local a se manter no mercado de trabalho, mesmo que grandes lojas venham para o nosso município.”, afirmou o secretário.
O Teatro João Caetano fica na Praça Marechal Floriano, 303, Centro.
Prefeitura firma convênios com o Governo Federal
José Carlos Cobra toma posse da presidência da ADI
Prefeitura inaugura Creche em Engenho Velho
Cursos gratuitos de Petróleo e Gás em Itaboraí
Curso gratuito de Diversidade Sexual em Itaboraí
Vila Brasil tem semana de saúde da mulher
Lula visita obras do Comperj em Itaboraí
Saúde bucal em Itaboraí
Na ocasião, foram distribuídos kits de higiene, além do atendimento dentário na Unidade Móvel (Odontomóvel).
O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Bucal em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.
Prefeitura de Itaboraí promove Festival Estudantil Temático
Hospital Municipal tem teste do pezinho
Prefeitura de Itaboraí promove Festival Estudantil Temático
Com o tema “Teatro para o trânsito”, o objetivo do projeto é sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer normas e leis que regem o trânsito brasileiro, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores, tornando-se conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito.
O festival será dividido em três categorias: Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil, contendo no máximo dez componentes em cada elenco. Os grupos terão a oportunidade de aprender gratuitamente técnicas teatrais que serão apresentadas no Festival Estudantil Temático, que vai acontecer entre os dias 10 e 14 de maio, no Teatro João Caetano, Centro. O elenco vencedor será premiado e vai se apresentar etapa regional, juntamente com outros municípios.
Podem se inscrever os alunos da rede municipal de Itaboraí entre os dias 26 à 30 de abril, em um dos sete pólos culturais do município: Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu; Promotor Luiz Carlos Cáffaro; Prefeito Milton Rodrigues Rocha; Luzia Gomes de Oliveira; Geremias de Mattos Fontes; Roberta Maria Sodré de Macedo e a Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas. Informações adicionais pelo telefone 3639-2293.