quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vice-prefeito participa de festa natalina em Creche Municipal

O vice-prefeito Rafael Vitorino foi um dos participantes ilustres que estiveram presentes na festa de natal promovida na tarde desta terça-feira (16) pela Creche Municipal Maria das Dores - que este ano completa 10 anos de fundação. Estavam também a secretária de Educação e Cultura Rosana da Silva Rosa; o autor do brasão de Itaboraí Dr. Alberto Rosa Fioravanti; a diretora da instituição, Ana Paula Ladeira Miranda; a filha da patronesse Maria da Dores, Marlene Miranda Monteiro; e o Padre Roberto.
O objetivo da festa, cujo tema era “Descobrindo emoções”, foi agradecer a todos os funcionários por mais um ano de realizações; reunir pais, alunos e toda a equipe de educação para uma confraternização; e homenagear o Dr. Fioravanti pela construção do brasão de Itaboraí.
“Gostaria de parabenizar a todos. Todos são agentes de educação. Educar é ser rígido com amor. É saber dosar isso. Nosso governo vai trabalhar dando prioridade ao alicerce da educação. É ali que ela começa. Já construímos três creches este ano. No próximo, serão 40. É por meio da educação que faremos um município, um país e um mundo melhores”, salientou o vice-prefeito Vitorino sobre a importância da educação e do evento.
Para o ex-funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) e cientista político Fioravanti, a homenagem foi um presente surpresa: “Essa homenagem foi inesperada para mim. Estou sensibilizado. Fiz o brasão com amor e por amor. Também sou o autor do brasão do estado do Rio de Janeiro. É uma honra ter podido colaborar. Estou surpreso com o crescimento da cidade. Alegro-me ao ver uma creche que investe na identidade histórica e cultural. Fazer com que as crianças conheçam a história de sua cidade e de sua escola traz orgulho e estímulo. Ela se lembrará quando estiver crescida”, disse.
O cientista comentou sobre o crescimento da cidade de Itaboraí: “Vejo Itaboraí com a pujança de uma cidade que cresce, se diversifica e que será a cidade do futuro.”
Fioravanti falou ainda sobre sua preocupação com o bem-estar do cidadão e a importância da educação: “Preocupo-me com o desenvolvimento econômico e social e com o combate à pobreza. E a mola mestre para isso é o professor!”, encerrou.
Para a diretora da creche, o momento era especial para todos os atores da ‘família Maria das Dores’: “O dia hoje não é só das crianças. É de vocês também, professoras”.
Segundo a secretária de educação e cultura, o amor é a base de tudo o sucesso: “É um prazer muito grande estar com Vocês hoje, família Maria das Dores. A escola deve ser algo de integração, onde se constrói amor, sabedoria e conhecimento. Juntos, nós conseguimos a união. Faço um pedido a vocês: que o mundo seja governado com muito amor. É o que dá certo”, acrescentou Rosana.
A filha da patronesse Maria da Dores abriu o coração e falou do prestígio que a festa a proporcionava: “Estou muito emocionada. Já passei por muitas dificuldades em minha vida e hoje estou aqui. As crianças são o nosso futuro. Tenha fé e peça paz a Jesus”.
Após o fim das formalidades, a vez foi das crianças: Elas se apresentaram para pais e professores, que os olhavam orgulhosos e admirados. E ainda brincaram bastante e receberam roupas, brinquedos e calçados doados por funcionários que apadrinharam crianças.