terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prefeito Sérgio Soares faz balanço das ações do ano e anuncia novos investimentos para 2010

Prefeito Sérgio Soares faz balanço das ações do ano e anuncia novos investimentos para 2010
Esperança e participação conjunta. Esta foi a mensagem para 2010 do prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares que, acompanhado do Vice Prefeito, Rafael Vitorino, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Ferreira da Silva, abriu as portas do salão nobre da Prefeitura para uma coletiva com jornalistas no fim da tarde dessa segunda-feira, 21/12. Na ocasião, o prefeito fez um balanço do seu primeiro ano de governo e antecipou as metas para o próximo ano.
Aos itaboraienses ficou uma certeza: 2010 será um ano desafiador no que diz respeito à explosão demográfica que se espera no município por conta das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) a ser concluída em 2012. Por conta do grande investimento da Petrobras no município, será possível direcionar melhor os recursos e oferecer à população um crescimento com dignidade e igualdade de condições.
A primeira medida de controle será a divisão do município em regiões administrativas e a total informatização dos setores administrativos já para o próximo ano. “Faremos um trabalho conjunto com as secretarias de Obras e Posturas para conter um possível crescimento desordenado. Buscaremos sempre um crescimento equilibrado, que não prejudique o bem estar da população”, esclareceu Sérgio Soares. As obras, continuarão sendo a prioridade em seu governo, com uma projeção de 36 % dos recursos destinados à pasta. “ Além dos 35km de pavimentação das ruas para 2010, o bairro São Joaquim será totalmente urbanizado e a produção de manilhas baterá a marca dos 500km alcançadas no último mandato”, garantiu o prefeito.
Outro desafio citado foi a questão do mercado de trabalho. Para atender à demanda num cenário muito mais exigente, a administração pública, juntamente com o governo do Estado, já trouxe a Faetec para o município, cujas vagas para qualificação profissional chegam à marca de duas mil. Mais cursos profissionalizantes, principalmente na área da construção civil, serão oferecidos à população em 2010. Além destas, Sérgio Soares quer entregar até o final de seu mandato mais 30 creches-escola.
Para o trânsito, a secretaria de Transportes está estudando formas de melhorar a sinalização, principalmente a horizontal, para que haja maior respeito ao pedestre. A Guarda Municipal ganhará reforço com a contratação de profissionais através de concurso público para níveis de 1º, 2º e 3º graus. Na Saúde, o prefeito firmou para maio a entrega do Hospital da Mulher, aonde hoje funciona a casa Mater, no Centro, além da aquisição de um tomógrafo para a unidade já existente. Os idosos que ganham até dois salários mínimos terão isenção no IPTU e os que quiserem pagar a vista terão 30% de desconto. “ Trabalharemos para que a população tenha orgulho de morar aqui, com cidadania e qualidade de vida”, concluiu o chefe do Executivo.
Com relação a educação no município, Sério Soares anunciou que no próximo ano vai aumentar o salário dos professores. “Fizemos um estudo dos salários pagos em todo estado do Rio de Janeiro e a partir do próximo ano, Itaboraí vai oferecer o segundo mair salário para os professores.”, disse. O prefeito anunciou ainda que está previsto mais investimentos para a educação. Serão construídas seis novas creches e quatro novas escolas nos bairros de Vila Brasil, Grande Rio, Cabuçu e Visconde. Serão ampliadas 32 unidades escolares. Ainda de acordo com o anúncio realizado pelo prefeito, 80% das escolas de Itaboraí serão reformadas.
O esporte também é uma das prioridades de Sérgio Soares, que disse acreditar ser uma das formas mais seguras de manter os jovens longe da marginalidade. “Em breve vamos fazer um grande investimento na área do esporte. Estou desapropriando um espaço de 80 mil metros, na localidade conhecida como Três Pontes, para construir uma vila olímpica”, anunciou. A estimativa é de que o espaço atenda mais de 35 mil alunos da rede municipal de educação com atividades esportivas.