quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Formatura do Brasil Alfabetizado emociona alunos e professores

Foi uma noite muito especial para 350 formandos do Programa Brasil Alfabetizado da Prefeitura de Itaboraí. Mais de 500 pessoas participaram da festa de formatura de 16 diferentes escolas que aconteceu na noite dessa quarta-feira, 16/12. Era visível a alegria de cada estudante e seus familiares presentes no evento que aconteceu na sede do Rotary Clube.
Repleta de emoção e surpresas, a noite contou com uma participação muito especial. Com determinação e esforço, aos 79 anos de idade, Dona Elza Ferreira, se matriculou no Programa Brasil Alfabetizado, na Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Bom Retiro. Ela, que acabou de aprender a ler e escrever no programa, surpreendeu a todos. Com muita alegria, Dona Elza leu um poema cujo tema era a amizade, levando emoção aos presentes na ocasião.
“Nós temos uma dívida com a sociedade Itaboraiense e que precisa ser paga. Queremos mais adultos se formem nos próximos anos e que nenhum fique sem saber ler e a escrever. Temos aqui hoje 350 formandos e estamos nos esforçando para dizer, nos próximos anos, que não temos mais pessoas analfabetas em nosso município. Essa é uma luta minha como prefeito. Estou fazendo de tudo para que esse sonho se torne realidade. Todos os moradores dessa cidade precisam dessa oportunidade, que por diversos motivos os afastaram da educação e não tiveram condições de estudar. A prioridade do meu governo é a educação. Somos pioneiros em construção de salas de aula no município e isso vai continuar acontecendo. Do que depender de nós, do nosso governo, a educação terá de tudo, estamos investindo para que ela fique cada dia melhor”, disse o Prefeito Sérgio Soares, desejando ainda que os formandos deem continuidade aos estudos e destacando que não poderia faltar a essa ocasião tão especial pra tanta gente.
Além do Prefeito Sérgio Soares e a Secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa, estiveram também presentes no evento o Vereador, Carlinho da Farmácia; a Subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Freitas; Subsecretário de Infra-Estrutura, Aldemir Vieira; a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, Sandra Luciano; entre outros.
Para os professores presentes, a Secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa, anunciou uma grande novidade que vai incentivar a categoria.
“Vamos dar aos professores uma contrapartida pelo trabalho que executado como uma forma de incentivo. Queremos profissionais mais atuantes e comprometidos com os nossos trabalhos e projetos. Precisamos ter uma parceria, é assim que as coisas acontecem. Cada um de vocês que estão aqui hoje também é prefeito e estão na gestão sempre. Eu preciso da colaboração de cada um nesse processo de melhoria do nosso município. É essa união que vai nos levar ao sucesso”, ressaltou Rosana.