sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eventos marcam o Dia Nacional do Samba em Itaboraí

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na noite da última quarta-feira(02), na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres uma programação totalmente voltada para a história do samba.
A noite começou com uma exposição de instrumentos musicais utilizados em uma roda de samba e fotografias de carnavais passados. Vários documentários referentes ao samba foram exibidos ao longo da noite, além da apresentação do Grupo Regional Moderno Chapéu Palinha, do Bloco “Ai Vovó” e da Escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta estandarte Manoel Dionísio do RJ.
Um dos pontos altos da noite, foi a entrega do troféu Sérgio Soares 2009, em homenagem a grandes personalidades que fizeram e fazem parte da história do samba do município de Itaboraí.
O Prefeito entregou os primeiros troféus da noite, um ao grande compositor Paulinho Rezende e outro ao Gestor da Casa de Cultura, Sérgio Espírito Santo. Um dos pontos altos da noite, foi a entrega do troféu Sérgio Soares 2009, em homenagem a grandes personalidades que fizeram e fazem parte da história do samba do município de Itaboraí.
Dentre vários homenageados estavam o compositor Negolindo, Cezinha, Carlinhos carnavalesco e Manuel de Lima.
Para o Subsecretário de Cultura, Sérgio Espírito Santo, esse é um projeto que visa resgatar as escolas de samba e os grandes compositores de Itaboraí.
Temos o privilégio de trabalharmos nesse governo, onde o maior incentivador dos Carnavais de rua e Blocos é o Prefeito Sérgio Soares e, isso contribui muito para a realização do nosso trabalho.
Para encerrar a noite com chave de ouro, a sambista Ircéia Pagodinho fez o show para todos que estavam na Praça Marechal Floriano Peixoto.