quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Prefeitura dá novo visual à Cabuçu

“Nosso bairro estava esquecido. Era lama, esgoto, mato e lixo para todo lado. Agora, ele vem ganhando um novo visual. Ainda tem muita coisa para ser feita, mas já percebemos as ações da prefeitura.”, disse o motorista, Augusto Medeiros, 56 anos, nascido e criado em Cabuçu.
Esse é o resultado do trabalho sério que a Prefeitura de Itaboraí vem realizando sem medir esforços para colocar o município em ordem e o bairro de Cabuçu é um dos locais que já está com um novo visual.
O Prefeito Sérgio Soares, num trabalho conjunto com o Vereador Valdir Batista, a cada dia, levam para a população de Cabuçu uma melhor qualidade de vida.
São obras, serviços comunitários, limpeza, saneamento, creche, material escolar e outras intervenções, que agora, está disponível para benefício do local.
Tamanha satisfação é claramente percebida nas ruas do bairro.
“Faço fisioterapia no Centro Social. Sou muito bem atendida, me tratam com muita atenção. As enfermeiras, professoras de ginástica, fisioterapeutas e assistentes sociais são muito boas e nos ajudam muito.”, comentou a dona-de-casa, Clara Lucena Santos, 66 anos, se referindo ao tratamento gratuito que recebe no Centro Social Valdir Batista, que por mês atende em média 1.500 pessoas. O Centro também disponibiliza atendimentos psicológico e jurídico. Ainda um veículo fica a disposição para a locomoção de pacientes que tenham dificuldades de acessibilidade. O Centro Social Valdir Batista fica na Rua Angá. Informações por meio do telefone: 3637-8982.
Os serviços comunitários não param por aí. Cinco ambulâncias ainda estão a disposição da população para serem utilizadas em caso de emergências.
As ruas de Cabuçu, a cada dia, vem ganhando novo visual. Máquinas vem fazendo o patrolamento das vias, facilitando o acesso dos carros, pedestres e minimizando os impactos das chuvas. Seis quilômetros de valão já foram limpos e novas manilhas já foram solicitadas para dar continuidade ao trabalho. Desde o início do ano, 10 novas caixas de esgoto foram instaladas e toneladas de lixo retirado das ruas.
“Foram retirados das ruas 76 caminhões de lixo. Agora, comerciante que jogar seu lixo na calçada ou em terreno baldio, vai receber multa da fiscalização.”, disse o Vereador.
No último dia 12 de outubro, foi inaugurada a Creche Escola Municipal Luiz Antônio Mira de Souza, localizada na Estrada de São José, com capacidade para atender 100 alunos.
“É com muito orgulho que entrego essa creche às crianças de Cabuçu. Isso significa maior segurança não só para os alunos, como também para os pais, que trabalham e necessitam de um local para deixar seus filhos em segurança”, disse a Secretária de Educação, Rosana da Silva Rosa, na ocasião. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura atende as crianças de Cabuçu com três escolas municipais.
Atendendo a maior demanda dos moradores da localidade, a Secretaria de Obras, Serviço Público e Urbanismo já licitou as obras de pavimentação do trecho da estrada que liga Curuzu ao Largo da Ideia, passando por Cabuçu. São seis quilômetros e meio de pista com acostamento. O investimento chega a R$ 11 milhões.
Para identificar as necessidades e os problemas de Cabuçu, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no mês de maio, uma audiência pública, juntamente com o população. O encontro propôs uma negociação de objetivos e decisão conjunta, tendo em vista a melhoria das condições de vida do local.
A Secretaria de Saúde também está atuante no local. Um Pronto Socorro da Família, no centro do bairro, atende com equipe formada por médicos e enfermeiros treinados para atender diariamente o morador de Cabuçu com a maior qualidade possível.