terça-feira, 3 de novembro de 2009

Agricultores de Itaboraí vão fornecer alimentos para as escolas do município

O Teatro Municipal de Itaboraí realizou na manhã dessa terça-feira, 03 de novembro, a palestra de apresentação do Programa de Alimentação Escolar para agricultores da região.
Cerca de 200 produtores participaram do encontro, que contou com a participação do Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jaime Martins e explicou o funcionamento do programa, juntamente com o Prefeito, Sérgio Soares, a Secretária de Educação Rosana da Silva Rosa, Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Soares e o Secretário de Agricultura, Renato Ferreira.
O Programa Alimentação Escolar garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, com produtos cultivados dentro do próprio município.
A lei estabelece que pelo menos 30% dos recursos repassados aos gestores públicos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam aplicados na compra de produtos da agricultura familiar, destinados à preparação da merenda nas escolas públicas.
“Essa lei vai nos beneficiar muito. A produção agrícola só tem a ganhar. Com isso, vamos melhorar também a qualidade de vida de nossa população que merece ter uma vida melhor. A minha luta por esse objetivo é diária e hoje estamos aqui, anunciando mais esse progresso para vocês produtores”, disse o Prefeito Sérgio Soares.
Agora, a Prefeitura vai ter a possibilidade de comprar as merendas escolares dos produtores de Itaboraí e contribuir para a diminuição da pobreza do local. Foi o que explicou a Secretária de Educação, Rosana da Silva Rosa, na abertura da palestra.
“Essa é uma atitude que vai levar Itaboraí a combater a pobreza local. Vamos poder dar a oportunidade de uma maior renda aos nossos agricultores, além de proporcionar alimentos mais frescos anos nossos alunos”, disse Rosana.
Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira, essa lei vai fazer com que deixemos de comprar merendas com fornecedores de fora e investir nos agricultores do município.
“Pra nós essa lei era um sonho. É uma maneira de absorver o que produzimos. Dando assim, a possibilidade de estarmos absorvendo toda nossa produção”, comentou Renato.