segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ministro do trabalho traz mais oportunidades para Itaboraí

A prefeitura de Itaboraí precisou esperar 50 anos para receber, em sua sede, a visita de um ministro. Mas valeu a pena, Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, veio à Itaboraí no último sábado, à tarde, para entregar os certificados aos formandos dos cursos profissionalizantes na área de petróleo e gás do PLANSEQ e aproveitou a oportunidade para anunciar novos investimentos para o município.
O primeiro destino do ministro foi a varanda da maçonaria de Itaboraí. Recebido pelo prefeito Sérgio Soares, pelo vice-prefeito, Rafael Vitorino e por vereadores e secretários de Itaboraí e de municípios vizinhos, Carlos Lupi pediu a todas as autoridades presentes que oportunidade de emprego para os formandos: “Não adianta só dar curso, é necessário dar oportunidade de emprego as pessoas. Com a vinda do Comperj a cidade vai gerar cerca de 220 mil empregos, por isso o Governo Federal está investindo em vocês”, afirmou o ministro.
O Secretário de Habitação, Trabalho e Renda do município, Saíde Abrão, muito feliz com o evento afirmou que fará de tudo para ter mais cursos e mais trabalho em Itaboraí.
Sérgio Soares, também muito animado, disse que se esforçará e muito para encaminhar a todos: “Os itaboraienses não podem ficar desempregados, vamos lutar cada vez mias por mais trabalho pra a nossa gente.” afirmou.
Após a entrega dos diplomas as autoridades se dirigiram ao Palacete de Visconde de Itaboraí (sede da prefeitura), onde o ministro assinou o convênio para a criação do SINE ( Sistema Nacional de Emprego) de Itaboraí.
Para a construção do órgão, que ficará sediado na faculdade OMNI, no Centro, da cidade, o ministério do Trabalho liberou 720 milhões de reais para a construção da primeira parte da unidade, que já deve começar a funcionar em janeiro.
Outra boa notícia foi o anúncio de mais 2000 vagas para cursos profissionalizantes na cidade. O projeto, que se chama 'Pró-Jovem Trabalhando', vai beneficiar jovens de 18 a 29 anos com cursos na área de comércio. Ao total, será um investimento de 3.200 milhões de reais para as aulas e 1.200 de bolsa auxílio, já que os alunos receberão uma bolsa de 100 reais mensal e vale transporte, para quem precisa. As inscrições já estão abertas na sede da secretaria de Habitação, Trabalho e Renda e as aulas estão previstas para começar em fevereiro.
Muito emocionado, o vice-prefeito afirmou que a vinda do ministro trouxe mais esperanças e garra para continuarmos a caminhar. Já Sérgio Soares declarou que vai aproveitar 30 formandos na secretaria de Obras para realizar pavimentações na cidade.
Mostrando-se satisfeito, Lupi, ressaltou o amor do prefeito pela cidade de Itaboraí: “Itaboraí vai crescer e muito, porque o prefeito dessa cidade ama ela de verdade”, disse.