quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Moraes Moreira abre evento de música e literatura que vai até domingo

O cantor Moraes Moreira abre na noite dessa quarta-feira, 28/10, o Consciência Ampla Cultural, em Itaboraí. Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, o projeto de responsabilidade social da concessionária, que integra educação e cultura, aguarda mais de oito mil pessoas em cinco dias de eventos, que acontecem na Praça Marechal Floriano Peixoto, das 10h às 21h.
Vários nomes famosos da música, dança, teatro e da literatura vão se encontrar num mesmo local. As atividades seguem até o dia 01/11, com oficinas gratuitas acontecendo simultaneamente. Contadores de histórias, encontro com escritores, debates com artistas, oficinas e exposições de artes, espetáculos de teatro, dança e música, prometem transformar Itaboraí num grande centro cultural.“Para o progresso de nosso povo toda essa integração com o mundo da cultura se faz necessária. Projetos como esse trabalha a consciência da população, sensibilizam as pessoas que passam a ver o mundo de outro ângulo”, disse a Secretária de Educação, Rosana Rosa.Entre os dias do Consciência Ampla Cultural, a casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, das 10h às 17h, vai realizar uma exposição de maquetes de monumentos do Rio de Janeiro criadas pelo artista plástico Domi Junior. Através do toque, deficientes visuais poderão visitar diversos pontos turísticos de estado. Também no espaço, das 10h às 21h, a Livraria-Café do Conhecimento. A instalação do livraria-café vai proporcionar ao público o acesso a obra de autores presentes no evento e de renomados escritores. A livraria será o local onde criadores e pensadores se reunirão como o público após as atividades do pensamento para autografar seus livros.Ainda na Casa de Cultura, das 10h às 17h, o público vai poder participar da exposição interativa na Sala de Experimentos Sonoros. Quem participar vai tocar e conhecer sons produzidos por instrumentos musicais inovadores construídos com sucatas pelo artista plástico e músico, Marco Antônio Cândido.O Salão Paroquial da Igreja São João Batista, vai apresentar o CineClube, com filmes que prometem agradar a todas as idades, das 10h às 19h.Informações pelo telefone: 3639-1284.


Confira abaixo a programação:


28/10 – Espaço Criar e Acontecer

Praça Marechal Floriano Peixoto

Oficinas de Criação de Pintura e grafite com Robson de Figueiredo e Ayda Celia Duarte.17h – Cortejo com artistas de Itaboraí 18h – Abertura Solene 19h – Encontro com a Literatura e a Performance de Moraes Moreira “A história dos Novos Baianos e Outros Versos”.

Artistas circenses, os sombras, grupo Conviver com Idoso, Quadrilha Junina, Grupo de Dança do Frevo e Naga Maluca também prometem animar a festa.


29/10 – Teatro Municipal João Caetano

9h – Cortejo com artistas de Itaboraí

10h – Encontro com a Literatura de Marina Colasanti – Práticas Culturais para a Formação Cidadão, o exercício da Cidadania e Educação para o Consumo Consciente

14h – Filme Cidades Invisíveis

15h – Encontro com o Pensamento de Marcus Monteiro – Patrimônio Cultural, Patrimônio Público e Exercício da Cidadania

19h – Encontro com a Literatura e o Pensamento de Antonio Torres – Memória


29/10 – Espaço Criar e Conhecer

Praça Marechal Floriano Peixoto

Suzana Souza Conta Histórias 10h, 13h e 14h

16h – show de Bia Bedran


30/10 – Teatro Municipal João Caetano

10h – Encontro com Raimundo Zurel – A Poesia Brasileira e a literatura de Cordel

15h – Encontro com o Pensamento de Roberto DaMatta

19h – Encontro com a Literatura e o Pensamento de Ferreira Gullar


30/10 – Espaço Criar e Conhecer

Praça Marechal Floriano Peixoto

Suzana Souza conta Histórias – 10h, 14h e 16h

18h - Dança - Folia de Reis Estrel de Dalva


31/10 – Teatro Municipal João Caetano

09h - Dança - Boi Bumbá e Grupo Inzò Tmbenganga e Grupo Eu Capoeira

10h – Encontro com a Literatura de Lúcia Fidalgo – Infância com a Criatividade e Perspectivas

14h – Encontro com a Liderança de Affonso Romano de Sant'Anna

17h – Mostra de Esquetes teatrais de Itaboraí

18h – Mesa de debatas com Caíque Botkay – O papel do Teatro na Vida Contemporânea19h – Encontro com o Pensamento de Botika, Vitor Paiva, Bernardo Mendes e Natália Dill – Arte, Realidade, Presente e Futuro


31/10 – Espaço Criar e Conhecer

Praça Marechal Floriano Peixoto

10h – Misturando Histórias

14h e 15h – Lúcia Fidalgo Conta Histórias



01/11 – Teatro Municipal João Caetano

11h – Mostra de esquetes de Teatro Infantil de Itaboraí

15h – Peça Teatral Branca de Neve e os Três Porquinhos com José Maria Martinéz, Sabryna teixeira, Simone de Paula, Suzana Rodrigues, Bruno Craveiro, Thaieny Monteiro, João Grilo, Vinícius Carvalho, Leonardo Rangel e Ingrid de Carvalho. Direção de Maria Paz Martínez.


01/11 – Espaço criar e Conhecer

Praça Marechal Floriano Peixoto

Baú que Conta e Canta Histórias – 10h, 13h, e 15h

17h – Show com Bia Bedran