segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Educação de Itaboraí se destaca em pesquisa

O município de Itaboraí conquistou o 5º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), medido pelo Ministério da Educação (MEC).
As melhores notas se deram entre a 1ª e 4ª séries, ultrapassando a meta prevista de 3,6 para 3,7 e ficando na frente de alguns municípios, como Niterói e São Gonçalo, que se destacaram em 10º e 14º lugar.
O estudo foi divulgado pelo Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro (Cide) e mostrou a cidade de Itaboraí entre os municípios de destaque na qualidade de ensino no estado.
A secretária de Educação de Itaboraí, Rosana Silva Rosa, atribuiu a boa colocação do município a projetos de ensino que estimulam os alunos a se integrar mais à escola.
“Só este ano já foram realizados no município simpósios de educação, feiras do livro, oficinas pedagógicas e teatrais, além de outras atividades que integram os alunos com o meio em que vivem”, disse. Segundo Rosana, para que a escola possa bater todas as metas, alguns desafios precisam ser enfrentados.
Ainda segundo Rosana, a expectativa é aumentar a oferta de vagas, priorizando a Educação Infantil, adequando as escolas para atender uma nova demanda populacional. “Queremos também construir um Centro de Referência para Formação Continuada da Educação, visando a excelência dos profissionais de ensino. E, acima de tudo, minimizar os índices de reprovação e evasão escolar”, explicou.