terça-feira, 13 de abril de 2010

Prefeitura trabalha no fim de semana pelas vítimas da enchente

A Prefeitura de Itaboraí montou, neste último final de semana, uma força tarefa envolvendo todas as secretarias municipais para atender com mais agilidade as comunidades atingidas pelas enchentes na cidade. O objetivo foi oferecer suporte necessário as vítimas desabrigadas e desalojas pelas chuvas que caíram em todo Estado do Rio de Janeiro na semana passada.

No sábado e no domingo houve um mutirão para atender os bairros Beira Rio, Bairro Amaral, Aldeia da da Prata, Visconde, Engenho Velho,Itambi, Três Pontes, Iguá, Rio Várzea, Ampliação, São Joaquim e Pacheco. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pelo cadastro e abastecimento da população afetada, foram contabilizadas 3.227 pessoas atingidas pelas chuvas até o momento. Estão sendo distribuídos cestas básicas, água, colchões, roupa de cama, roupa masculina e feminina, fraldas, material de limpeza de casa e pessoal , calçados e remédios.


Os profissionais da secretaria de saúde também participaram da ação, oferecendo suporte as vítimas e realizando trabalho de prevenção de doenças causadas pelas enchentes, como leptospirose, diarreia, hepatite A, dengue, gastroenterite aguda e tétano. A orientação da equipe médica é que as pessoas que tiveram contato com as águas poluídas e estejam apresentando sintomas como: febre alta, dores musculares, feridas no corpo, devem procurar as unidades de saúde mais próxima para serem avaliadas.


A prefeitura montou quatro postos para coleta de doações:


1 - Secretaria de Desenvolvimento Social (posto oficial): Rua Dr. Pereira dos Santos, nº10, Centro, Itaboraí. Tel.: 3639-2080.


2 –Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo: Av. 22 de Maio, nº 7071, Venda das Pedras, Itaboraí. Tel.: 3639-1029.


3 – Colégio Municipal Luzia Gomes: Rua Nestor Viana s/n, João Caetano, Itambi.


4 – Subprefeitura de Manilha: Rodovia RJ-104, km 23, Manilha (ao lado do Posto de Combustível JB).