sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ônibus universitário é pioneiro em Itaboraí

Veículo novo, confortável, com ar condicionado, poltrona reclináveis e até televisão. Assim é o ônibus universitário que é oferecido aos estudantes do município de Itaboraí.

Um antigo desejo do prefeito, Sérgio Soares, o transporte universitário gratuito é um projeto pioneiro no município e atende 250 estudantes em nove diferentes faculdades, entre os municípios de Niterói e São Gonçalo. O objetivo de incentivar a Formação Acadêmica possibilitando o acesso às Instituições de Ensino fora do Município de Itaboraí, destinando-se aos estudantes que estejam regularmente matriculados no Ensino Superior.

Desde o início do ano, em duas diferentes rotas e dividido em vários horários, o Transporte Social Universitário, pontualmente, busca os estudantes em seus devidos pontos. Ao todo, são nove pontos de embarque: Trevo da Reta, Venda das Pedras, Nova cidade, Centro de Itaboraí, Rio Várzea, Outeiro das Pedras, São Joaquim e Manilha (Mc Donald's e passarela).

“Sei da importância deste ônibus na vida das pessoas. Eu mesmo, quando estudava, tinha muitas dificuldades para chegar à universidade. Já precisei pegar carona em boleia de caminhão e dividir moradia pra economizar no dinheiro da passagem. Hoje sei que todo o esforço valeu a pena.”, disse o prefeito Sérgio Soares, orgulhoso por poder ajudar na caminhada acadêmica dos estudantes itaboraienses.

Para os usuários, o ônibus universitário representa uma única forma para manter os estudos.
“O transporte pra mim não representa somente uma grande economia, mas também uma maior segurança. Sem ele não teria como estudar, a passagem é muito cara. Agora não preciso mais me arriscar, vou e volto todos os dias com as mesmas pessoas e isso me dá mais segurança.”, explicou a estudante de estatística da UFF, Jociléia Bezerra Moreira, 20 anos.
O transporte, que ainda está em fase inicial, ainda vai ganhar uma roupagem moderna e os estudantes ainda vão ter carteirinhas de identificação.

De acordo com o coordenador do Transporte Social Universitário, Franklin Fernando Medeiros, quem utiliza o ônibus precisar ter compromisso, ser assíduo e não pode ter mais de três faltas consecutivas e sem justificativa. O transporte facilita também o acesso dos alunos que estudam no Rio. Ele acrescenta ainda que o intuito do prefeito é fazer um cadastro destes estudantes para que futuramente eles possam estagiar na prefeitura, em suas respectivas áreas de estudo.