quinta-feira, 15 de abril de 2010

Capacitação e cidadania em Itaboraí

“Meu maior sonho era estudar para dar um futuro melhor para meus filhos”. A vida de Leonardo Almeida, 37 anos, estudante de construção civil, poderia ter sido diferente se não fosse a oportunidade de fazer o curso gratuito oferecido pela Prefeitura de Itaboraí.

As aulas de qualificação profissional vêm facilitando, a cada dia, a vida de jovens e adultos que buscam por um melhor emprego no município. Das salas de aula direto para o mercado de trabalho. Este é o caminho da grande maioria dos alunos que realizam os cursos em parceria com o Governo Federal.

A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda, interessada em formar grandes profissionais e bem qualificados, desde o início de 2009 vem oferecendo gratuitamente diversos cursos destinados aos moradores de Itaboraí e preparando-os para o mercado de trabalho. São aulas de administração, carpintaria, alimentação, beleza e estática, construção civil, eletricista, metal mecânico, saúde, telemarketing, informática e várias outras oportunidades. Durante todo ano passado, 500 pessoas concluíram os cursos.

Tamanha satisfação com os cursos é comprovado em forma de cartas de agradecimento destinadas à secretaria. São dezenas que chegam a cada semana.

“O curso me trouxe esperança de trabalho e também a oportunidade de participar do crescimento do meu município. Quero construir minha própria casa, desde a fundição ao acabamento e poderei realizar meu sonho”, diz a carta de Francisco Silva de Carvalho, 34 anos.

“O curso não me trás só conhecimentos. Ele me trouxe amizades novas e tudo isso vai ser muito bem aproveitado. Muito obrigado me dar esta oportunidade. Pude aprimorar meus conhecimentos.”, escreveu Paulo Campos, 30 anos.

De acordo com o secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Said Abrão, a secretaria atende em média 180 pessoas por semana que buscam informações sobre as aulas. O curso de construção civil não atrai somente homens, um levantamento realizado pela secretaria apontou que 40% das estudantes são mulheres. Segundo Said, sua maior satisfação é saber que ele, junto com toda sua equipe colaborou para que estas pessoas estivessem hoje ocupando seu lugar no mercado.

Os agradecimentos são muito importantes, mas não tem valor pra mim saber que melhoramos a vida de uma pessoa e que agora ela tem uma melhor qualidade de vida. Assim, melhoramos também nosso município”, comentou.

Para os interessados em ter uma qualificação gratuita, a secretaria oferece cursos sem limite de idade, informa a coordenadora Lúcia Lúcia Helena Borges. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 09, Centro. Informações adicionais pelo telefone 3639-2051.