quinta-feira, 23 de julho de 2009

Plano de Desenvolvimento irá à audiência em Itaboraí















Após 10 audiências públicas, quando foram investigados os problemas locais de cada um dos oito distritos de Itaboraí, o primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Social entra no processo de planejamento estratégico a partir dos problemas levantados nas reuniões, presididas pela secretária Rosália Soares, e realizadas em conjunto com a população.

O objetivo é identificar no município suas necessidades e seus problemas para que seja realizada uma mudança social por meio de uma negociação de objetivos e decisão conjunta tendo em vista a melhoria das condições de vida da população de Itaboraí.

O novo plano compreenderá o período de 2010 à 2013 e já causou grande expectativa na população. “É muito importante que a Prefeitura dê atenção as nossas reais necessidades. Acredito no governo e por isso, hoje estou aqui expondo os problemas do meu bairro que no momento está carente de áreas de lazer, dentre tantas outras coisas”, disse Wellington Castro Lima, morador de Manilha.


Dentre os principais pedidos, saneamento básico, postos de saúde 24h, mais transporte público, segurança e casas populares, um deles chamou a atenção da equipe. Os moradores do Distrito de Visconde pediram para que fosse feito um resgate da história que se encontra no local.
Para o Prefeito Sérgio Soares, Desenvolvimento Social é a busca do homem pleno, do cidadão que conta com uma vida de qualidade, com educação adequada, serviços de saúde dignos, formação profissional, segurança, cultura, lazer e moradia. "É de extrema importância a inclusão social de nossa população porque ela é o nosso município. Para isso, é necessária a integração de todas as secretarias, juntamente com todos os moradores de nossa cidade. Assim, vamos acertar e ganhar cada vez mais”, declarou o prefeito.

A Secretaria de Desenvolvimento Social enviará na tarde dessa quinta-feira, 09 de julho, o diagnóstico levantado ao prefeito. Os próximos passos vão ser discutidos na pré-conferência, onde serão discutidas as políticas que vão ser criadas para atender as demandas, juntamente com cada representante do Executivo.

Segundo a secretaria, já está marcado para o mês de setembro a votação do Plano Municipal de Desenvolvimento Social na Câmara de Itaboraí.