quinta-feira, 23 de julho de 2009

João Caetano terá sua história contada em vídeo

O Teatro Municipal João Caetano de Itaboraí vai virar documentário. A iniciativa partiu do diretor Vini Cardoso (foto) e as gravações terão início já nos próximos meses.

O objetivo principal é contar a história de João Caetano, que nasceu em 27 de janeiro de 1808 em Itaboraí e reformulou a arte dramática no Brasil.

“Serão feitos dois filmes e as pesquisas já estão em fase de conclusão. O material, que vai contar a história do Teatro Municipal de Itaboraí e do mito João Caetano, que deu nome ao local, vai servir como fonte de pesquisas para estudantes”, disse o diretor do teatro e bacharel em artes cênicas, Vini Cardoso.

O diretor destacou ainda que seu objetivo é intensificar a programação com a atividades culturais coerentes a um teatro e inserir o mesmo no cenário artístico e cultural do Estado do Rio de Janeiro.

“Quero colocar este Teatro no lugar onde ele merece, devido a sua importância histórica. Profissionalizá-lo sem que isto impeça o espaço dos artistas locais. É inadmissível que estejamos ao lado do Rio de Janeiro, que sempre foi uma usina de produção cultural, conhecimento, debates artísticos, não haja um intercâmbio e nem é conhecido pela classe artística”, comentou o diretor.

O Teatro é um dos mais antigos do país foi inaugurado no dia 24 de abril de 1827. O espaço construído pelo coronel João Hilário de Menezes Drumond, foi o primeiro a levar o nome de João Caetano, que utilizava o espaço para suas encenações.