sexta-feira, 24 de julho de 2009

Casa de cultura de Itaboraí recebe índios Pataxós

A casa de cultura de Itaboraí recebeu na manhã de hoje três índios Pataxós da tribo Coroa Vermelha, de Pernambuco. Convidados pelo funcionário da administração Ernesto Cunha, os índios fizeram uma pequena palestra sobre as suas tradições e costumes para um grupo de professores da rede municipal de educação.
A subsecretária de ensino, Sirlene Freitas, convidou os índios para ficarem na cidade e realizar palestras nas escolas de Itaboraí.
“Gostaria que vocês pudessem compartilhar a sua história de vida com a nossa população de nossa cidade. A nossas crianças também precisam aprender com vocês”, afirmou a subsecretária convidando os pataxós para ficarem até o meio de agosto para participar da semana do folclore.

O líder do grupo Ubiranan Silva Matos, falou da importância da cultura indígena e ressaltou que o homem branco ainda vai precisar de muitas coisas dos índios, como a medicina, por exemplo.














No fim da reunião, os índios fizeram uma dança com os participantes da palestra que simboliza a alegria dos pataxós. A tarde, eles irão vender seu artesanato em uma feira organizada pela secretaria de indústria comércio e turismo, no Centro da cidade.