segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mulheres em situação de violência ganham um espaço só pra elas em Itaboraí



















A Prefeitura Municipal de Itaboraí deu um passo importante para a disseminação da democracia ao inaugurar o primeiro Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência, no Bairro de Venda das Pedras.
O evento foi uma grande festa aberta a todo o público que pode conhecer a casa por dentro e entender um pouco melhor como ela vai funcionar.
A reunião contou com presenças importantes como a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, da representante da Secretaria Estadual de Política das Mulheres, Cecília Soares, dos Deputados Estaduais Chico D’Ângelo e Inês Pandeló, do Prefeito Sérgio Soares e da Secretária de Desenvolvimento Social e anfitriã da festa Rosália Soares.
Após discursar um pouco sobre a ida dela para a Secretaria Especial, Nilcéia Freire afirmou que cerca de 320 mil mulheres foram atendidas o ano passado pelo número gratuito “180” (número de atendimento a mulher) e falou da política que o Governo Federal tem realizado para inibir a violência contra as mulheres com o apoio dos governos municipais:
“Pesquisas afirmam que a maioria das mulheres não denuncia por medo de morrer. O apoio das prefeituras nessa política com a construção de Centros de Atendimento é fundamental para que o trabalho do presidente Lula possa ser levado adiante. Gostaria muito que em 2010 tenhamos um pacto de proteção a mulher bem mais fortalecido para resgatar a vida e a auto-estima delas”, declarou a secretária.
Rosália Soares fez uma homenagem a Maria da Penha, a pessoa que foi inspiração para a lei 11.304, que combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e falou sobre democracia, afirmando que esse é o único caminho para o respeito múltiplo entre os seres humanos e para a integração entre os governos em busca de justiça.
A secretária também aproveitou a oportunidade para homenagear a coordenadora de políticas públicas contra as mulheres, Jussara Florinda, que foi essencial para a implantação da casa.
Homenageando todas as mulheres, Sérgio Soares, elogiou o trabalho de Rosália e Nilcéia.
“Elas são mulheres que merecem o nosso orgulho, o trabalho delas é referência para todos”, afirmou.
No fim da cerimônia a representante do governo do Estado, que estava representando a Secretária Benedita da Silva, deu de presente ao Centro um carro que servirá de suporte no atendimento as mulheres.
O Centro tem como objetivo a manutenção de um canal permanente de atendimento às mulheres vítimas em situação de violência doméstica e intra-familiar. A casa terá atendimento às mulheres com ações de assistência jurídica gratuita e representação judicial e extraconjugal. Além de assistência social no tratamento às vítimas de violência e suporte terapêutico, com objetivo de auxiliar as mulheres no rompimento do ciclo de violência e regate da auto-estima. Toda a equipe técnica que vai trabalhar no Centro de Referência passou por treinamentos para prestarem os serviços.