O prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (04/04), o Centro de Inclusão Produtiva de Alimentos (Cipa), no Outeiro das Pedras,
Em seu discurso, o prefeito Sérgio Soares destacou a competitividade existente no mercado de trabalho, aonde somente os mais bem preparados seguem empregados. “Nós entendemos que este projeto fará destas mulheres as melhores, as mais bem preparadas do setor, o que vai gerar mais oportunidades”, disse, ressaltando que em breve o Centro de Inclusão será expandido a todo o município.
De acordo com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, a aposta nesta área de formação foi feita por conta da demanda em gastronomia que já ocorre no município devido à instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “Em Itaboraí já existe uma forte demanda na área de gastronomia e isto tende a aumentar com a instalação de hotéis, pousadas e do próprio Comperj. As nossas mulheres precisam estar preparadas para este novo momento. Através deste curso, elas serão inseridas no mercado de trabalho, aumentando a renda da família”, afirmou a secretária.
O curso, com duração de um ano, certificará todas as alunas. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social é que 70% delas estejam empregadas ao fim do curso, que terá uma equipe específica e exclusiva formada por coordenadoras, administradoras, nutricionistas, gastrônomos e cozinheiras. O curso de gastronomia é exclusivo para mulheres moradoras de Itambi, com idade entre 18 e 50 anos, e cadastradas no Programa Bolsa Família. As inscrições foram realizadas em janeiro pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro.